Big Brother México

No Brasil, o programa Big Brother chega em 2014 a sua décima quarta edição. Desde a primeira, sucesso de audiência. Ao longo do mundo, não é diferente, visto que o programa alcançou grande popularidade no México, por exemplo.

Vejamos abaixo os participantes de uma das edições mais prestigiadas.

Dona Clotilde

Assim como o BBB, que teve numa de suas edições duas pessoas de idade avançada – Naiá e Norberto -, a versão mexicana contou com nada mais nada menos que a Bruxa do 71. Como assustava todo o tempo os outros participantes, Dona Clotilde não conseguiu se enturmar na casa. Assim, era colocada no paredão por “falta de afinidade”. Além disso, não suportava quem a chamava de Bruxa.

Cirilo

Assim como as edições brasileiras do programa, o Big Brother Churros, nome da atração no México, também apresenta apenas um negro a cada ano; praticamente um sistema de cotas. Apesar de cair nas graças do público, Cirilo entrou diversas vezes em conflito com Maria Joaquina – por quem nutriu uma paixão platônica – e com Mario – considerado o grande vilão da atração.

Jaiminho, o carteiro

Mais um para o grupo da terceira idade. Mesmo tendo conseguido grande aceitação do público, principalmente entre os moradores de Tangamandápio – cidadezinha muito pequena, que não está no mapa, mas maior do que Nova Iorque -, não conseguiu se manter por muito tempo na casa. Jaiminho sempre ia mal nas provas de resistência, pois queria evitar a fadiga.

Maria Joaquina

Enquanto no Big Brother Brasil predominam as mulheres com corpos esculturais, na versão mexicana bastou o olhar penetrante de Maria Joaquina. A musa, porém, enfrentou diversas acusações de racismo contra o participante Cirilo. Além disso, como é de família rica, não foi considerada merecedora do prêmio pelo público.

Paty

Assim como Maria Joaquina, Paty destacou-se pela beleza. Sobrinha de Glória, a bela vizinha do Sr Madruga, encantou a todos com sua beleza e inocência. No entanto, não conseguiu conviver com os complôs dentro da casa e saiu em um dos primeiros paredões.

Chicharito

Esse participante uniu duas paixões mexicanas: o futebol e a televisão. Entretanto, devido a compromissos esportivos, teve que abandonar o programa e retornar ao Manchester United.

Mari Mar, Maria Mercedes e Maria do Bairro

As três estão agrupadas porque representam praticamente a mesma coisa: meninas pobres, miseráveis, que conhecem um rapaz rico, transam com ele logo na primeira noite, engravidam, descobrem que ele tem uma noiva rica. Pausa para crises copiosas de choro da protagonista sofredora. Voltam à vida “normal”, ficam sabendo da felicidade do rapaz, mas, de repente, sofrem um acidente e descobrem que são filhas de um empresário muito rico. Assim, travam novamente contato com o mocinho. A esposa, ciumenta, arma uma série de armadilhas, tipo colocar uma jibóia no carro da sofredora. Nenhuma dá certo. Porém, numa dessas, a Maria quase morre e fica com o disputado alvo masculino.

Fidel Castro

Sim, eu sei que ele não é mexicano, mas cubano. No entanto, como Cuba é uma ilha do tamanho de Niterói, finjamos que pertence ao México. Assim, ganhamos mais um integrante para a casa mais trabalhada na tequila da América Latina. Fidel, durante sua estadia, passou por uma crise de abstinência, visto que charutos não eram permitidos na casa. Ademais, quis proibir que os integrantes saíssem da casa, o que ia contra as regras do programa. Assim, sofreu um golpe que o levou a ser substituído por algum puxa-saco dos EUA.

Carmem

Assim como Cirilo, fazia parte do núcleo pobre do programa. Nas festas, por exemplo, ficava sempre triste, no seu canto, por não ter roupas e sapatos bonitos como os das outras mulheres da casa. Ao contrário de sua amiga Laura, dos tempos de Carrossel, não achava nada disso sentimental.

Paola e Paulina Bracho

Assim como Ruth e Raquel, Esaú e Jacó e tantos outros gêmeos que marcaram a história da humanidade, as irmãs não se deram bem dentro da casa. Paulina, por se fingir de Paola, chegou a ser acusada de usurpadora.

Diego Maradona

Como não tem muito o que fazer e não pode ficar livre, leve e solto por aí, Maradona aceitou passar algumas semanas na casa. O público não suportava suas declarações contra Pelé, o que encurtou sua permanência no reality.

Leia também: “Big Brother Japão”

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4294435