Guiana, Guiana Francesa e Suriname: Os três Patetas

Desde criança, quando olhava o mapa da América do Sul, algumas coisas chamavam a minha atenção. Primeiramente, por que o Brasil nunca se apossou do Uruguai? Imaginem só, teríamos sete Copas do mundo e com o brinde de não passar a vergonha de 1950. Além disso, teríamos o alfajor na culinária nacional, bem melhor do que o pé-de-moleque ou doce de abóbora. Em segundo lugar, o Acre. O Brasil chegou a ter o Uruguai sob seu domínio, pelo que eu soube depois, mas a região acabou virando um país. Porém, o Acre continuou por aqui. Pesquisei e descobri que no passado o Estado era importante devido ao grande número de seringais, mas e hoje? Cri cri cri. Por último, o que mais me aturdia mesmo era a existência da Guiana, Guiana Francesa e do Suriname. Lógico que cheguei a me perguntar por que o Brasil não se apossou dos três, mas, devido à inutilidade do Acre, acho que foi melhor assim. Porém, apesar disso, resolvi estudar esses três locais.

Guiana

De acordo com as minhas árduas pesquisas (joguei no google “wikipedia Guiana”), pude ver que a Guiana foi colonizada por neerlandeses, indivíduos provenientes dos Países Baixos – holandeses e afins -, mas que conta com uma grande quantidade de imigrantes indianos. Como o cinema da Índia é uma coisa das mais animadas do mundo, com dancinhas aleatórias o tempo todo, fico imaginando uma espécie de crossover com “Tropa de Elite”: seria hilário Capitão Nascimento dançando numa favela com um bando de marginais.

Guiana Francesa

Enquanto a Guiana não deve ser um dos lugares mais legais do mundo para se viver, visto que apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano baixo, sua versão upgrade, a Guiana Francesa é igual à gêmea boa, a Ruth, com um IDH mais elevado. Digamos também que a nação é uma França com restrições orçamentárias, sem Torre Eiffel, sem Euro Disney e com croissants sendo vendidos em pés-sujo de esquina. Ah, confundi-me, a Guiana Francesa não é um país independente, mas uma colônia da França. Sendo assim, nem no tabuleiro de War poderia aparecer.

Suriname

Mais do mesmo. “País” com densidade demográfica tão baixa que chega a ter menos população que o número total de torcedores do Botafogo. Por falar em tão ilustre equipe, cabe lembrar que o jogador Seedorf nasceu no Suriname. Há, inclusive, uma iniciativa de mudar o nome da nação para Seedordlândia.