É O MEU JEITO


OI Elio, lendo seu texto lembrei de algo que me aconteceu ontem à noite. Saí com meu filho e meus netos para resolver umas coisinhas rápidas. Paramos primeiro numa banquinha de batatas fritas para um lanche rápido e depois passamos no posto de gasolina, em 2 pontos comerciais e em 3 farmácias procurando crédito de uma operadora de telefone, enfim... Em cada local que entrei cumprimentei a todos: Boa Noite, Feliz Ano Novo!!! O sorriso do frentista, da balconista, do proprietário do comércio e dos caixas de cada farmácia que entrei talvez significasse: '' obrigada por me cumprimentar com tanta simpatia e gentileza ''.  As pessoas gostam de ser cumprimentadas com a devida atenção. Sair  por distribuindo simpatia, gentileza e bons votos de ano novo proprociona a quem oferece imensa alegria e a quem recebe sorrisos ensolarados. Adorei a experiência!! Aliás sempre cumprimento as pessoas, com um bom dia, boa tarde, boa noite - motoristas de ônibus, cobradores, frentistas, lojistas, balconistas, o pipoqueiro, a dona da banquinha de batatas fritas, é o meu jeito. Como experiência de vida, passo para os meus netos (assim como meu filho e minha nora também ensinam a eles), as 5 expressões (ou palavras mágicas): COM LICENÇA, OBRIGADO(A), POR FAVOR, DESCULPE e BOM DIA/BOA TARDE OU BOA NOITE, conforme seja o caso. E eu sou assim, como dizia minha mãe, ''alegre e faceira''. Perdoem-me a falta de modéstia mas, se gentileza gera gentileza... E foi assim!!

 
 
Eu deixei, na escrivaninha do poeta Elio Candido de Oliveira, um comentário sobre este assunto, que tinha a ver com o contexto do Pensamento publicado, '' SE EU PENSASSE NO AMANHA XXVII''. Com algumas modificações  e acréscimos no  comentário original, resolvi transformá-lo em crônica. 
Fernanda Xerez
Enviado por Fernanda Xerez em 12/01/2014
Reeditado em 05/11/2014
Código do texto: T4646021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.