Estudante que tirou ZERO no Enem: “Fui prejudicada pelos adversários”

Após a divulgação por parte do MEC dos resultados do Enem 2013, estudantes de todo o Brasil passam horas na frente do computador. Como a nota de corte para cada carreira varia conforme o número de participantes que nela se inscreve, vale fazer contas e especulações. Assim, o futuro de muitos é, ainda, incerto, o que permite pensamentos do tipo “não sei se cursarei Direito ou Biblioteconomia”.

Porém, quem teve um bom resultado provavelmente conseguirá a vaga no curso desejado. Assim, os participantes com notas acima de 800 pontos, por exemplo, terão vantagem na verdadeira competição que é a entrada numa instituição de ensino superior. Já aqueles que ficaram lá para baixo, é melhor procurar emprego no McDonalds. Ou no Habibs.

Maria Clara, 17 anos, carioca, é um exemplo do segundo caso. A jovem estudou a vida inteira numa escola particular tradicional do Rio de Janeiro, ou seja, teve uma preparação das melhores. Como temia chegar atrasada para a prova, tomou uma atitude que agora se sabe não foi das melhores.

- Resolvi acampar na frente da escola em que ia fazer a prova, mas não consegui dormir a noite toda. Além do calor e do desconforto da barraca, muitos estudantes adversários pediram para que seus pais passassem a noite por lá soltando fogos para atrapalhar aqueles mais bem preparados e dedicados como eu.

Maria ainda relata as dificuldades enfrentadas na hora da prova. Segundo a estudante, como passou a noite em claro, dormiu durante todo o exame e entregou o cartão resposta das questões objetivas e a folha da redação em branco. Desse modo, tirou zero na prova. Para ter uma noção, o resultado foi abaixo do conseguido pela torcida do Flamengo e pelo Estado do Acre.

Apesar do fracasso, a jovem conseguiu uma boa colocação para o curso de Educação Física.