Estudante que tirou mil na redação do ENEM: “Estava embriagado quando escrevi”

Bento Santiago, 17 anos, tirou nota máxima na redação do ENEM 2013. Segundo o participante, estar embriagado no momento do exame o ajudou a compor o texto. Como o tema versava sobre “Os efeitos da Lei Seca no Brasil”, estar sob o efeito de álcool no momento da prova já demonstrava sintonia com o que era pedido.

Bento defendeu ao longo de seu texto a aplicação da Lei Seca em todo o Brasil, mesmo nos estados com pouca quantidade de carros, como Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Segundo o estudante, mesmo carroças movidas por capivaras podem representar perigo caso estejam sendo guiadas por condutores embriagados.

Porém, o aluno de uma tradicional escola carioca também fez críticas à Lei Seca. O jovem disse que o aparato fiscalizador não deve ser a única iniciativa do Governo.

- Cara, (sic), sei lá (sic), acho que seria maneiro (sic) colocar em latinhas de cerveja imagens chocantes iguais aquelas que a gente vê em maços de cigarro. Imagina que louco (sic) se você pegasse uma latinha de cerva (sic) e visse um maluco (sic) na night (sic) pegando uma mulher muito, mas muito baranga (sic) só porque bebeu demais? Duvido se o comprador não ia pensar duas vezes antes de botar para dentro mais cerveja, entendeu?! Também ia ser fodástico(sic) se aparecesse em rótulo de garrafa de cerveja algum tiozão (sic) com aquelas barrigas de chop bizarras.

Segundo Diogo Comba, professor de Redação extremamente conceituado na cidade do Rio de Janeiro por seus materiais de elevada qualidade e por suas aulas totalmente excelentes, o texto elaborado por Bento apresenta muitos pontos positivos. Diogo, futuro imortal da Academia Brasileira de Letras e, por que não, iminente vencedor do Nobel de Literatura, destaca o seguinte trecho da Redação de Bento:

“A Lei Seca tem muitos benefícios, visto que o número de acidentes envolvendo motoristas alcoolizados diminuiu consideravelmente. No entanto, há diversos entraves que prejudicam a operação. Um deles é o fato de ela poder ser vista a grandes distâncias por condutores embriagados, já que apresenta balões, luzes e gente reunida; quase um circo. Assim, os membros da ação deveriam se postar em vias de trânsito de forma camuflada; uns disfarçados de hidrante, outros de poste e, quem sabe, alguns de cone ou escondidos dentro de buracos. Além disso, para trazer popularidade à medida, seria ótima a participação do humorista Sérgio Mallandro, que abordaria os carros da seguinte forma: rá, pegadinha... ou melhor, rááá, Lei Seca!”.

O professor lembra que essa passagem vem a ser a Proposta de Intervenção, isto é, momento em que o aluno deve procurar amenizar ou solucionar o problema social brasileiro estipulado como tema da redação.

Bento Santiago quer aproveitar o bom desempenho na redação e escolher uma carreira em que escrever bem seja primordial. O jovem pretende cursar música e ser compositor de funks do tipo “ostentação”. Tomara que ele conte as plaque de cem.

...

Leia também: “Competência 5 do ENEM - Proposta de Intervenção - Parte I”.

[http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4571215]