Após a divulgação das notas do ENEM 2013, estudantes de todo o Brasil já começam as inscrições no SISU – ou seria salci fufu?

Após saírem as notas do ENEM 2013, estudantes de todo o Brasil estão indecisos quanto a qual carreira escolher e por qual instituição decidir. Aqueles que foram bem escolhem opções como Medicina na UFRJ ou Comunicação Social na USP. Porém, como aqui não é a Suíça, vale lembrar que a maioria foi mal. Assim, acabam decidindo por Biblioteconomia na Universidade Federal do Acre ou Arquivologia na Universidade do Estado de Rondônia.

Dorisgleyson Jr., morador do Rio de Janeiro, foi muito mal no exame e não concorda com a avaliação que recebeu.

- Como assim fui mal nas provas se passei 6 anos só no Ensino Médio?

Ketlin, de São Paulo, também não está satisfeita com seu resultado.

- Como fui mal em matemática? Nunca erro as contas na lanchonete em que trabalho. Não amo muito tudo isso!

Atual Ministro da Educação, Aloizio Mercadante ressalta que o SISU oferece a possibilidade de uma segunda opção de curso. Nesse caso, o participante deve optar por uma carreira e uma universidade que poucos escolhem. Assim, não passará vergonha perante família e amigos.

- Basta escolher, por exemplo, música com especialização em oboé na Universidade de Tribobó.

Segundo a Presidenta Dilma Roussef, há outras oportunidades além do Ensino Superior. Afinal, o país está crescendo e precisa também de indivíduos pouco qualificados para que existam profissionais que aceitem ganhar muito pouco por tarefas que ninguém com um mínimo de instrução deseja desempenhar.

- A profissão de torneiro mecânico é muito digna. Também não podemos esquecer de trabalhos que envolvem interação social com vagas disponíveis em grandes multinacionais do setor alimentício.