COM DESTINO A CRISÓPOLIS

Crônica

Saímos no começo da manhã, de terça-feira, 17 de dezembro de 2013, de Monte Santo, chegamos em Euclides da Cunha, depois prosseguimos a vagem pelas cidades de Tucano, Ribeira do Pombal, Cipó, Nova Soure, Olindina e o destino era Crisópolis.

Cheguei às14 horas, 2 horas da tarde, com Céu nublado, logo após caiu chuva naquela região.

Encontrei uma pequena praça com bancos de assento feito de cimento, tendo árvores grandes, as ruas e avenidas são planas.

Era uma terça-feira, 17 de dezembro, quando deparei-me na cidade, onde cheguei a me hospedar em Crisópolis, é uma cidade de pouco movimento à noite.

A Igreja foi construída de 1886 a 1892, por Antonio Conselheiro, essa Igreja sofreu algumas ampliações nas suas laterais para proteger a pequena capela que no seu interior tem altares com imagens e uma estreita escada, que da acesso ao primeiro andar. Na frente da mesma tem 3 torres, abaixo encontra-se escrito em barro “VIVA O BOM JESUS”, e data da conclusão 1892, a Igreja contém faixas e 3 portas de cor verde e as paredes são brancas. O telhado já foi trocado: tendo telhas cerâmicas.

Defronte grades pintadas de verde e um cruzeiro de ferro sobre um Pedestal que antes teve um cruzeiro de madeira feito pelo Conselheiro em 1892, hoje resta o original Pedestal. Também cercado de grades de ferro e pintado de verde, no centro da praça.

As pessoas usam bicicletas nas ruas planas de Crisópolis, onde caminhei pelas mesmas. Vi o centro de Abastecimento e entrei no seu interior, assim com o Modelo de feira, com cobertura Zincada. Dentro obrigava a feira livre que é quarta-feira, aonde vendiam frutas e carnes.

Tem Igrejas evangélicas, no Crisópolis mais a Igreja Católica está concluindo uma nova Igreja, para receber os fieis na festa do padroeiro Bom Jesus no final de Janeiro.

Em Crisópolis a pecúaria de corte e leitera faz parte da renda, a produção de farinha é forte. Por isso Crisópolis gira em torno de uma economia voltada para a safra da mandioca. O plantio de coqueiros e cajueiros fazem parte da produção.

Muitas fazendas de capim, e bovinos pastavam nos arredores daquela cidade isolada de outras vizinhas.

A Igreja feita pelo Conselheiro, fica na praça que leva o nome de Antonio Conselheiro, a Igreja Histórica de frente para o Oeste.

Os moradores de Crisópolis em 2013, encontravam-se comercializando, são de cor branca e parda.

Tivemos informação do Centenário Silvino Barbosa de Souza de 103 anos, ele nasceu na fazenda Jacaré em 17 de Fev. de 1910.

No início da manhã de quarta-feira, 18 de dezembro de 2013, encontrava-me, ainda em Crisópolis, aí fui a casa de Silvino Barbosa de Souza, esse estava sentado sobre uma cama, com as pernas inchadas, ouvia pouco. Não lembrava nada do Conselheiro, mais perguntado por mim, disse que o seu avô Tomé Barbosa de Souza, conheceu Antonio Conselheiro e ajudou-o na construção da Igreja de Crisópolis em 1892.

Encontra hoje em Crisópolis, carroceiros, carro de boi, no dia da feira.

Ambulantes e camelôs comercializavam as suas mercadorias na feira livre de Crisópolis Ba.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 03/01/2014
Código do texto: T4635438
Classificação de conteúdo: seguro