A VIDA É COMO UM TREM


Certa vez o psicoterapeuta - Dr. Teles (in-memorian) me disse, numa sessão de psicoterapia de grupo, que a nossa vida é como um trem, sempre em movimento. Ainda que queiramos não podemos retirar nenhum vagão, pois assim ele descarrila. Cada acontecimento da nossa vida, seja bom ou não, é um vagão que vai se acoplando ao trem. Nossa vida é única, não podemos separar as coisas boas e as ruins, elas todas, queiramos ou não, fazem parte da nossa história. O Dr.Teles me deu um exemplo, tomando como base a minha própria história: o casamento (1 vagão), meu ingresso no Banco onde trabalhei por 20 anos (1 vagão), a separação (1 vagão), o nascimento do meu filho (1 vagão), a morte do papai (1 vagão) a morte da minha mãe (1 vagão), e assim por diante. Enquanto vida tivermos nosso trem estará sempre aumentando. E assim é a vida na visão do psiquiatra que utilizava a psicoterapia junguiana. Eu gostei da colocação, à época, e ainda hoje lembro e revejo certos conceitos e atitudes minhas, que possam ou não influenciar na minha vida (ou no meu trenzinho?), que seja!! Essa psicoterapia de grupo eu participei entre os anos de 1985 a 1987, e de lá para cá,  muitos vagões já foram acrescentados no meu trenzinho, claro. E foi assim!
 


 


Eu deixei, na escrivaninha da poeta Ana Flor do Lácio, um comentário sobre este assunto, que tinha a ver com o contexto da Prosa Poética publicada:  ''A ÚLTIMA VOLTA''. Com algumas modificações  e acréscimos no  comentário original, resolvi transformá-lo em crônica. 


Fernanda Xerez
Enviado por Fernanda Xerez em 03/01/2014
Reeditado em 10/11/2021
Código do texto: T4634556
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.