5 - LÍNGUA AFIADA?

LÍNGUA AFIADA?

Não sei bem se a língua pode ser afiada, talvez as pregas vocais possam, embora situada dentro da laringe, onde os sons são produzidos, dando origens a voz e sons guturais, no caminho os articuladores - lábios, língua, dentes, palato duro, véu palatar e mandíbula dão os ajustes.

As vezes as cordas vocais são afiadas, mas quem corta é a caneta. Fazem dez anos que tive de afiar outro instrumento, a mente, e fiz da caneta um prolongamento dela, a mente articulava e a caneta cortava, se houvesse dúvidas a língua dava o golpe final.

Aquela guerra não era minha, eu já havia subido todos os degraus da escada, portanto saboreado todas as mazelas por ser feio, gordo, desintelectualizado (pelo menos na cabeça dos sempre favorecidos), enfim, sem pedigree.

Seguidamente penso, se a guerra não era minha por que havia aceito tão desgastante missão? Simplesmente para provar que ser justo não é difícil, basta ser justo, sem acochambros.

Por sete meses enfrentei os alemães e seus canhões, sorrindo dos desesperados, que já não subiam tão rapidamente no pé de feijão na busca da galinha dos ovos de ouro.

Um pino jovem se transformara em bola e tentava derrubar outros 146 pinos, numa jogada só, não deu outra, ajustei a mola propulsora dei força dois para ele, tipo as mesas de jogos pinball do filme Tommy lá de 1969, coitado, nem chegou perto dos pinos, então fui interpelado por dois ou três defensores dos pinos mais lustrosos, perguntando se eu tinha alguma coisa contra tão formoso pino, respondi:

- claro que não, nem o conheço, acho que ele nunca participou de circuitos pé de poeira, somente dos acarpetados, minha intenção não é ele, são os outros pinos, a favor deles tenho muito pouco.

Sei que não é fácil distinguir bolas disfarçadas de pinos, a pressão deforma a vista.

Do livro: A maldade humana 2013 - 2015

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 19/12/2013
Reeditado em 02/08/2015
Código do texto: T4617761
Classificação de conteúdo: seguro