REFLEXÕES EM QUATRO PATAS

Confesso para vocês que estou com uma grande dúvida existencial: Serei um menino ou uma menina?

Em princípio e por dedução acho que sou uma menina, pois minha mãe me veste com roupinhas cor de rosa.

Eu tenho nome e sobrenome: Oquinha... Mandi Oquinha.

Sou muito diferente de meus pais. Sou pequenina e ando de quatro e eles andam só sobre duas patas. Eles usam uns panos por sobre a pele. Acho que é para esconder a falta de pelos, Verdade! Eles não têm pelos. São muito feios, mas eu gosto deles mesmo assim.

Dia destes fiquei muito zangada; meu pai me chamou de cadelinha. Fiquei ofendida, indignada, quase nem dormi. Logo depois ele me deu uns biscoitinhos, passou a mão na minha cabeça e falou de uma maneira tão carinhosa que esqueci minha zanga. Sou assim, não guardo rancor.

No sábado de manhã meus pais me levaram para passear num lindo parque que existe aqui na minha cidade. Lá tem muitos quero-queros, sabiás e joôes de barro. Adoro brincar com eles. Finjo que vou pegá-los e eles voam assustados. Só não gostei quando os quero-queros se juntaram e resolveram se vingar. Pareciam uma esquadrilha de aviões caças me perseguindo.

Enquanto os dois caminham eu corro pelo gramado e me divirto muito. Quando me afasto um pouquinho mais, eles me chamam e eu, obediente que sou, volto para perto deles.

Tem um tipo de animal que encontro no parque que não gosto muito. Eles são muito atrevidos. Têm mania de ficarem cheirando meu traseiro; que falta de educação. Fico tão brava que grito com eles: Au-au, me deixem em paz. Não sabem respeitar a gente. Meus pais dizem que eles são cachorros e que as fêmeas são cadelas. Nossa! Isto para mim soa como palavrão. Por isso fiquei tão indignada com papai. Ainda bem que sou gente. Eu não gostaria de ser uma cadela.

Uma coisa que me irrita nos meus pais é a ignorância. Por mais que eu tente, eles não conseguem me compreender. Eu entendo tudo o que eles falam.

Mamãe me trata muito bem. Todas as manhãs ela coloca ração num potinho para eu comer. Ui! Odeio ração. Como um pouquinho para não fazer desfeita, mas gosto mesmo é da carne que ela prepara na hora do almoço.

Gosto muito de algumas brincadeiras: correr atrás dos pneus dos carros é muito legal. Também gosto de assustar as pessoas mordendo-as no calcanhar, mas mordo devagarzinho para não machucar.

Eu tenho um irmãozinho. Ele é uma graça. Só que ele não sabe brincar comigo. Puxa minha cauda e as vezes me sufoca com seus carinhos. Eu sou muito preocupada com ele. Sempre fico atenta para que ele não vá para a rua ou muito perto da piscina. Quando vejo que ele pode estar em perigo lato bem forte para chamar a atenção de meus pais.

Bem, vocês me desculpem, mas agora tenho que me recolher. Meu pai logo vai chegar e quero esperá-lo no portão como sempre faço. Au Au, para vocês.