FATOS HISTÓRICOS NO SERTÃO

A fazenda Atanásio no município de Canudos, no Século XIX, teve como 1º proprietário Antonio Joaquim, depois do padre chaves, e Pedro esteves de Abreu que faleceu em 1945.

Passou também para Pedro Asebílio de Abreu, e agora em 2013, é de José Asebilio, esse nos afirmou, ser de 06 de novembro de 1932, e filho de Pedro Asebílio.

Visitei, o Tanque Velho da fazenda Atanásio e Calderão sobre o lajedo, encontra cercas de pedras, feitas por escravos no começo do século XIX, a casa da fazenda, foi reformada este ano de 2013.

Por isto essa deve ser preservada como um patrimônio histórico. Existe em partes portadas de janelas e de portas do século XIX.

O curral que ficava ao lado da casa, já foi demolido, resta no eitão da casa árvores (barrigudas), centenárias.

Este poeta e pesquisador, esteve na fazenda Serra Grande, do município de Monte Santo, e nos acompanhou nessa viagem, José doAcendino, naquele domingo 10 de Novembro de 2013, quando conheci, Manoelito, que serviu de guia e fomos a casa de Maria Barbosa dos Santos, de 05 de Março de 1932.

Ela, nos informou através de entrevista, concedida a mim, e filmada. Maria Barbosa, conheceu uma sobrevivente da Guerra de Canudos, essa se chamava Mariada Sinhá, morando na fazenda Boqueirão, vizinha a Serra Grande

A nossa conversa com a Octogenária Maria Barbosa, essa falou do o cangaceiro Virgulino (Lampião) e o Cristino da Silva Cleto (Corisco).

Falou também das festas religiosas Em Monte Santo, Páscoa e a Festa de Todos os santos que atraia muita gente do Sertão.

A partirdo dia 31 de outubro de 2014, essa festa tradicionalista, completará 80 anos de realizações. Começou pelo padre Berenguer.

Resgatar fatos históricos pode elevar o conhecimento ao leitor, por isso José de Jesus Ferreira, até o momento já escreveu e imprimiu 88 livros em cordeis.

Boas Leituras Virtuais, em breve terá história de Crisópolis.

 

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 05/12/2013
Código do texto: T4599724
Classificação de conteúdo: seguro