NOTICIAS E FATOS HISTÓRICOS

O colégio Estadual Antônio Conselheiro, em Uauá BA, realizou a VII semana Cultural Uauanse. E também mencionaram os trabalhos dos artistas locais.

A noite integrantes do MovimentoPopular e Histórico de Canudos, comemoram os 30 anos,do Movimento com cantoria de Antônio Joaquim de Sergipe, Tato lemos de Salvador e outros cantores populares, declamadores de poesias e cordeis citando-se Gilmar Sena e Enoque Araújo. Isto éa 04 de outubro de 2013, Enoque Oliveira palestrou e mencionou alguns temas ambientais como o bioma Caatinga e o seu Livro Sarandita. E também o tema da 30ª celebração “ARepública e a seca no Nordeste: desafios históricos.”

No inicio da manhã de 05 de outubro, chegavame faziam um pequeno círculo, em frente a casa da saudosa Maria do Pedrão, em povoado de Bendegó, logo após todos se dirigiam para o Parque Estadual de Canudos. Artistas, professores e estudantes Universitários: deparavam-se no Alto do Mário, fazenda Velha e Alto da Favela, onde fizeram uso da palavra incluindo Enoque Oliveira, Givondete (Vanda), Manoel Neto historiador, Fábio Paes cantor, mais houve interrupção por Enoque.

As ruínas da Igrejade Santo Antônio, do segundo Arraial de Canudos, já pode ser vista: e encontra-se em terra seca, assim como os alicerces da Igreja que foi construída por Antônio Conselheiro em 1893.

A 26ª ROMARIA DE CANUDOS COPIOU ATOS POPULARES

A Romaria de Canudos em seus 26 anos de comemorações, citou cânticos e músicas mais omitiu a autoria. Na cidade de Nova Canudos,de 18 a 20 de outubro de 2013, com seminário, palestrantes e o lançamento do livro canudos, do professor Luiz Paulo Neiva, à noite de 18 de outubro, em Memorial Antônio Conselheiro.

Defronte o Instituto Popular e Memorial de Canudos, ligado a Igreja Católica, que realizou o evento cultural e religioso, encontrava-se Toldos, onde ficava sob os mesmos, artesanatos locais e regionais. E folhetos em literatura de cordel, deste autor e cordelista que esteve lá, e anexo aos membros da Escola Família Agrícola de Monte Santo.

A noite cultural, foi realizada, a 19 de outubro, com mesa redonda e comentários sobre Canudos, Conselheiro e os 116 anos do final dos bombardeios em Canudos no dia 05 de outubro de 1897.

Presenciei no finalzinho de tarde de 19 de outubro de 2013, o desfile histórico, que mostrou banda de pífano, filarmônica, os sobreviventes, alguns trajados como soldados da expedição Moreira César e os personagens como Antonio Conselheiro e outros, participantes incluindo os estudantes dos colégios de Canudos.

No começo da manhã de 20 de outubro, padres celebraram a missa da Romaria de canudos, depois aglomeravam algumas pessoas, em torno da Igreja depois todos seguiram em caminhada até o sangradouro do Açude Cocorobó, e sobre um trio padres e animadores de comunidades, usaram cânticos um deles é o deixem me viver de Enoque.

Canudos encontra sem os seus defensores, cada qual tem uma versão diferente em teses individuais.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 05/12/2013
Código do texto: T4599721
Classificação de conteúdo: seguro