Como você vive o Natal?


Qual o significado do Cristo em nos?

Vou resumir o que penso e sinto no mês de Dezembro: Sei que alguns me criticarão, sintam-se à vontade.

Sabemos que o nascimento de Cristo não ocorreu em 25 de dezembro, mas isto é só um detalhe. O importante é viver de acordo com seus ensinamentos. Para isto Ele veio ao mundo, como mestre foi chamado e assim devia ser. Mestre espiritual, professor, psicólogo, terapeuta, psicanalista, fisioterapeuta, cirurgião, médico, juiz, entre outras, foram as suas atividades. E AMAR, esta , a principal. Ele respirava, fitava, dizia tocava, trocava, multiplicava e dividia AMOR.

O importante é saber a razão exata pela qual Ele veio ao mundo. “Buscais e
achareis".
Está  Nele, está em Nós, está em Seu Testamento.

Não gosto de como as pessoas “se transformam” a partir do dia primeiro do mês; não gosto do que ouço, tipo: já foi buscar sua cartinha nos Correios? Não gosto das atitudes de pessoas (de vários credos) que batem à minha porta para dizer coisas assim: abra o seu coração! Muitos precisam de você, é Natal! ou... Lembre de Jesus, ajude aos pobres, os famintos, leve um presente para os presidiários...etc.
Não suporto comerciantes que, ávida e egoisticamente deixam em algum local pacotes de biscoitos, arroz, macarrão, brinquedos baratos, fingindo-se de Papai Noel.
Não gosto de Papai Noel, aliás não gosto do modo como a família (com exceções) ensinam seus filhos –se é que ainda existe isto- a ajudar “irmãozinhos carentes doando seu brinquedo que não usa mais a eles,aos que nada têm”. Não valorizo árvores suntuosas ou simples, nem as renas, nem o trenó nem o velho de barba branca.
Dá-me vontade de chorar ouvindo o povo (a maioria) falar sobre o Natal e o Salvador, o Redentor, o pobrezinho que nasceu na manjedoura, o coitado que "morreu" na cruz para "levar os nossos pecados" (?). Pobrezinho? Coitado? Pobrezinhos e coitados são todos aqueles que ficam “diferentes” no mês de dezembro; "é o espírito de Natal", dizem.
Fazem-me rir.
O que eu faço? Digo só uma coisa: armo um pequeno presépio antigo, sobre um móvel, para cultivar e respeitar o costume secular da minha família. Não dou presentes. Não vou e não faço ceia. Não rezo novenas. Não vou à rua. Apenas respondo cartões (que estão cada vez mais raríssimos). Entretanto, procuro renascer todos os dias do ano. Meu mestre Maior é Jesus e Ele sabe o que penso e o que faço, diariamente em Seu nome. Não preciso de dia certo no calendário para isto, nem semanas, nem o mês de Dezembro.


Imagem: Obra de Caravaggio