Um Novembro a Mais - III

Dia 26 de dezembro de 1972. No mês anterior, havia adicionado o 33º novembro ao montante dos meus dias. Vim, com a família, passar as festas de Fim de Ano aqui, na capital. Mas, foi tomada a resolução de ficarmos de vez morando em Fortaleza. Uma revolução em tudo o que havia construído até então. Deixar a casa própria, transferir os empregos nas Escolas, vender o “Instituto” já tão bem encaminhado em que empreguei todo esforço e carinho; arranjar vagas para matrícula dos filhos, alugar uma casa para morar, tudo isso causou um transtorno no equilíbrio emocional e financeiro da família. Nos primeiros quatro meses de 1973, morei com uma tia do meu marido, enquanto organizávamos as coisas. Como foi difícil ficar esses meses longe de meus filhos! Haviam ficado com minha mãe, em Massapê, enquanto procurávamos uma casa para morar. Eram crianças e a saudade doía demais, principalmente à noite quando não estava em trabalho. Não dormia uma só noite sem que as lágrimas e a minha fé me confortassem... Era a primeira vez que deles me separava. A minh'alma estava envolvida em prelúdios e "berceuses", esperando o feliz dia de abraçá-los novamente.

A primeira escola em que lecionei, foi a Escola do SESI na Barra do Ceará. Estava em fase de inauguração. Para esse dia, foi necessário o trabalho dos professores, cuja realização teve também minha parcela de colaboração. A Escola recebeu o nome de Thomaz Pompeu de Souza Brasil. Durante três anos, foi aí o meu campo de ação. Uma experiência a mais no magistério, pois trata-se de uma escola-modelo, com pedagogia moderna, voltada para a formação integral do educando. Uma escola profissional que ministra, além do ensino tradicional, cursos de artes em geral, esporte e lazer.

Durante esse período, exerci o magistério em várias escolas públicas de Fortaleza. Sempre que mudava de residência, mudava também de escola em relação à distância ou para onde houvesse uma vaga. Saindo do SESI, transferi-me para a ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA, em seguida para o PATRONATO D. MANUEL, dirigido pelas Irmãs Josefinas. Daí, encontrei vaga na ESCOLA PADRE JOÃO WASSEN, seguindo depois para o LICEU DO CEARÁ onde lecionei durante dois anos e meio. Do LICEU, fui para a ESCOLA ANTÔNIO BEZERRA; de lá, transferi-me para o INSTITUTO 13 DE JUNHO e daí para a ESCOLA MARIANO MARTINS, de onde saí para me aposentar de um dos contratos. Nesse ínterim, passei a lecionar no COLÉGIO ESTADUAL JUSTINIANO DE SERPA durante vinte anos. (1977 a 1997).

Em 1997, ao ir morar na cidade de Sobral, transferi meu contrato do COLÉGIO JUSTINIANO DE SERPA daqui para a ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE onde lecionei durante sete anos e de onde saí para me aposentar, em 2004. Em SOBRAL morei nove anos, retornando a Fortaleza em 2006.

Para adquirir capacitação necessária, cursei a FACULDADE DE LETRAS e DE DIREITO na UFC em Fortaleza e PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS na UVA em Sobral. Durante esse período de agitação, meu sistema sonoro seguia os ritmos mais acelerados que existem nos movimentos musicais de Mozart. A luta pela sobrevivência da família me dava coragem para enfrentar, com denodo, os momentos difíceis que existem em toda profissão. Com a ajuda e proteção de Deus, consegui vencer os obstáculos, a remover as pedras do meio do caminho durante 32 novembros. (continua...)

*

Maria de Jesus

Fortaleza, 30/11/2013

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 30/11/2013
Reeditado em 01/12/2013
Código do texto: T4593569
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.