DEPOIMENTO: Meu Vício

Hoje consegui acordar em paz

Consegui escovar os dentes, dobrar o lençol,

Consegui abrir a janela e escancarar a vida.

Hoje consegui preparar o café, consegui sentar-me ao café,

Consegui saboreá-lo e depois consegui arrumar a mesa.

Hoje consegui ir ao jornaleiro, consegui desconfiar das notícias,

Consegui ir à quitanda, ao açougue, à costureira que já me havia perdido o nome.

Hoje consegui reparar no dominó parceiro de tanta aposentaria,

Hoje consegui passar pela praça,

Hoje consegui perceber o quanto é antiga e cortês a vizinhança.

Hoje consegui fazer o almoço

Consegui almoçar e pensar na sobremesa,

Consegui lavar a louça, guardá-la e assistir à previsão do tempo.

Consegui desligar a TV, consegui ler um livro, consegui tomar banho,

Consegui ensinar ao Totó algo que ele novamente não aprendeu.

Hoje consegui colocar um Caetano, hoje consegui separar os papéis, hoje consegui dizer não,

Hoje consegui trocar a lâmpada, hoje consegui aguar a roseira, hoje consegui dizer sim.

Consegui desfazer um embaraço, consegui talvez três amizades, consegui não fuçar no Twitter.

Consegui atrasar uma conta, consegui não pensar no jantar, consegui ligar pro disk-pizza.

Hoje consegui não querer saber do tom do toque do celular da vizinha

Hoje consegui aprender a perder e a ganhar, emagrecer e engordar, esquecer e não lembrar.

Hoje consegui dar pití sem gritar, consegui o encanamento trocar e consegui sambar sem parar.

Hoje consegui assinar por extenso, consegui ver apelido no passado, sobrenome no presente e nome no futuro.

Hoje consegui varrer o telhado, arrastar o tamanco na parede e pendurar o lustre no chão.

Hoje consegui ser mais morena, consegui descolorir os cabelos, consegui ver minha mãe africana, consegui ver o meu pai nepalês.

Hoje consegui ser mais serena, hoje consegui ninar os filhos, hoje consegui suportar a tradição,

Hoje consegui ser esposa, hoje consegui ser solteira, hoje consegui uma vaga na pós, hoje consegui promoção, hoje consegui estar comigo, hoje consegui defender tese, hoje consegui ser condecorada, hoje consegui cortar as unhas. Hoje consegui iniciar um romance. Hoje consegui o Nobel das letras. Hoje consegui decorar o alfabeto.

Consegui telefonar a alguns tios, algumas primas; à empresa provedora que interditou a internet.

Hoje consegui não me endividar, hoje consegui negociar com um agiota, hoje consegui ganhar na loteria.

Hoje consegui ser Marilyn. Hoje consegui ser Dercy. Hoje consegui ser Leila. Hoje consegui não ser Greta Garbo.

Hoje consegui deitar-me. Hoje consegui fechar os olhos. Hoje consegui ser viciada em mim.

Só por hoje.

Até amanhã.

Para quem também conseguir.