INDEPENDÊNCIA DO BRASIL...

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira. No último dia 7 homenageamos a nossa Pátria como já é de costume, porém desta vez com uma sensação diferente, pois não senti aquela costumeira emoção ao desfilar, muito menos das pessoas que lá estavam comigo. Mas também esperarmos o quê dos nossos velhos, cansados e desiludidos corações? Desfilei pelos meus alunos, para incentivá-los nesta data tão significativa, mesmo que o nosso Brasil esteja “desacreditado” diante dos fatos, os nossos jovens precisam ter esperança de que dias melhores virão. Creio que o momento ora vivenciado não está para comemorações e homenagens e sim para muita reflexão acerca de tudo o que vem ocorrendo em nosso país. É chegada a hora de “arregaçarmos as mangas” e impormos a tão necessária “ordem e progresso” já esquecida pelos nossos governantes. Já não basta somente entoarmos o Hino Nacional e desfilarmos com pompas, sentimos falta de verdades, de mais ações ao invés dos velhos, enferrujados e decorados discursos. Clamamos por “mudanças já”, não aguentamos mais tantas imposições e deveres, enquanto os nossos direitos são violados diariamente. Para quê tantos discursos se na prática nada acontece de acordo? Cadê os caras pintadas? Precisamos mostrar a nossa indignação através de manifestações pacíficas e não da forma desordeira como vem acontecendo por aí. Vamos mostrar a nossa garra, a nossa determinação, a nossa fibra brasileira, afinal somos um povo aguerrido, não podemos nos entregar facilmente. Independência do Brasil? Nós temos o “poder” em nossas mãos através do voto consciente, basta querer, portanto, diga NÃO às irregularidades que assolam o nosso país, sejamos inteligentes... Diga NÃO às falsas promessas que nos rondam... Eu digo NÃO... E você?...

Maria Sodê
Enviado por Maria Sodê em 03/11/2013
Reeditado em 11/09/2014
Código do texto: T4554891
Classificação de conteúdo: seguro