Assossiação, Assossiassão ou Associação?

Diante da tv, hoje pela manhã, quando me preparava para mais um dia de trabalho, dividia-me entre a atenção às notícias, aos filhos e a um café rápido, tomado ali mesmo, no quarto. Em determinado momento, eu que não sou dada a preciosismos, parei incrédula diante do que ouvia ser noticiado.

A verdade é que não dou a mínima para os jogos de futebol, quanto mais para a formação de chaves em disputa estadual, nacional ou internacional. Mas hoje havia algo além de um simples noticiar de chaves em Federação de futebol: assassinaram - ou seria assacinaram ou ainda açassinaram - a nossa já tão surrada língua portuguesa.

Tudo bem que o controle do padrão linguístico, muitas vezes, discrimine e seja instrumento de manipulação e, até certo ponto, manutenção de classes dominantes. Mas há o mínimo da identidade cultural expressa pela língua que necessita ser respeitado; penso que a convenção ortográfica faça parte dessa parcela.

Uma Federação de Futebol, dentre as mais 'endinheiradas' do planeta, não pode, por questão até de imagem social, dar-se ao luxo de cometer gafe na ortografia de qualquer palavra que seja, quanto mais na de um vocábulo de bastante circulação naquele meio, como é "Associação", digo Assossiação. Essa palavra apareceu grafada de forma incorreta em diferentes tiras de papel, sorteadas na composição de grupos do campeonato estadual Paulista, lidas e exibidas por uma modelo diante de dezenas de representantes da mídia nacional.

A desorganização principia na própria organização do evento, 'onde que não haja' um revisor sequer capaz de atentar para o crime. Se a moda pega, passaremos por mais uma reforma ortográfica; desta vez não para corrigir diferenças entre países de língua lusitana, mas para adequar o padrão escrito ao modismo sem indício de escolarização e cultura; a ausência de instrução básica, que ocupava somente os campos, está chegando às autarquias das federações

Sol Galeano
Enviado por Sol Galeano em 31/10/2013
Código do texto: T4550290
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.