Questões de Língua Portuguesa do Enem 2014

O fragmento abaixo deve ser utilizado para as duas próximas questões.

“Nós fecha nessa p***

No claro e no escuro

Nós róba, nós trafica

Nós não gosta de andá duro

A gente tem várias novinha

Pra todas nós perde uma prata

Nós dá condição no bagulho,

Se dé a periquita pra outro, nós mata

Dono do ouro e da prata é Jesus

E ninguém leva nada da Terra

O salário do pecado é a morte

Morrer como homem é o prêmio da guerra”

(“Visão de cria”, Mc Smith)

Questão 1

Na composição, o funkeiro Mc Smith:

(a) Criou um eu lírico que se passa por um praticante de diversas ações criminosas.

(b) Provou que não foi às aulas de Língua Portuguesa na escola.

(c) Mostrou que é muito ciumento.

(d) Jesus abriu uma joalheria?

(e) Cadê a Hornet?

Questão 2

Qual a melhor versão no português formal para os 4 primeiros versos?

(a) Nós fechamos nessa porra, no claro ou no escuro. Nós roubamos, nós traficamos, nós não gostamos de andar duros.

(b) A gente fechamos nessa parada, de dia ou de noite. A gente 157 e traficante, não ficamos sem nota de 100.

(c) Nós combinamos uma ação, seja lá qual for o contexto. Nós praticamos vários atos ilícitos, pois não gostamos de estar em uma condição financeira ruim.

(d) Funk em português formal? Joguei isso no Google e deu erro.

(e) Nós fechamos nessa caralha, ó pá! No claro ou no escuro, gajo. Nós estamos a roubar, a traficar, pois sem dinheiro não queremos ficar (esse é um português formal).

Questão 3

Uma outra vertente do funk carioca é a denúncia social. Um exemplo é a composição “Larguei meu marido”, da poetisa Waleska (lê-se Walexxxxxxxxka) Popozuda.

“Só me dava porrada

E partia pra farra

Eu ficava sozinha, esperando você

Eu gritava e chorava que nem uma maluca...

Valeu, muito obrigado, mas virei absoluta

(...)

Se um tapinha não dói,

Vou falar pra você

Segura esse chifre,

Quero ver se vai doer”.

(a) Na poesia, o eu lírico nega-se a ser agredida novamente e coloca o adultério como o mecanismo capaz de abandonar essa situação desoladora.

(b) Absoluta? Acho que a rima é outra.

(c) Deixar a Waleska em casa e partir para a farra? Otário.

(d) Rimar “você” e “doer” é rima rica, visto que são palavras de classes gramaticais diferentes.

(e) Ocorre intertextualidade quando é citada a música “um tapinha não dói”.

Questão 4

Em 2004, o poeta Felipe Dylon, cantor e compositor carioca, lançou o seu primeiro sucesso, a composição 'Deixa disso'.

Na poesia, Dylon dirige-se à figura da mulher amada suplicando sua atenção e seu amor, visto que ela o ignorava.

Eis alguns versos:

'Eu fico o dia inteiro só pensando em você

na minha cama, no chuveiro

eu conto as horas pra te ver'

O que pode ser depreendido a partir da análise desse fragmento?

(a) Ele tinha um ótimo empresário para fazer sucesso com uma música assim.

(b) Só foi gravado porque o pai dele era o dono da gravadora.

(c) Felipe quem?

(d) O jovem era praticante assíduo da auto-gratificação. Ficar pensando na menina na cama e no chuveiro? Sei.

(e) Aposto que o relógio era digital.

Questão 5

Michel Teló virou sucesso mundial com a música “Ah, se eu te pego”. Porém, ele não parou por aí. Recentemente, lançou mais uma composição bastante aclamada pelo público. Vejamos abaixo um trecho:

“A bebida ta subindo a cabeça enlouquecendo

O clima ta esquentando só vai dar eu e você

Pra gente então fazer

Bará bará bará, Berê berê berê

Bará bará bará, Berê berê berê

Bará bará bará, Berê berê berê

Bará bará bará, Berê berê berê”

Outro expoente da música sertaneja atual é a dupla João Netro e Frederico. Tal qual Michel Teló, com a finalidade de suavizar a mensagem final a ser passada, eles trocaram, criativamente, determinada palavra por uma... bem... ah, veja aí abaixo:

“Sou simples, mas eu te garanto

Eu sei fazer um lê lê lê

Lê lê lê

Lê lê lê

Se eu te pegar você vai ver

Lê lê lê

Lê lê lê”

Diante das duas composições, pode-se dizer que “Bar abara bere bere” e Lê lê lê” são:

(a) Simplesmente algo sem sentido para grudar na cabeça de qualquer um.

(b) Sinônimos e significam sexo, cópula, coito, transa.

(c) Alguém bebeu muito enquanto digitava a letra, bateu com a cabeça no teclado e saiu isso aí.

(d) E você aí fazendo Enem para ser advogado, médico, engenheiro...

(e) Tchê tchê tchê re tchê tchê tchê tchê...

Questão 6

“Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí,

Pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor,

Eu só quero amar você,

E quando amanhecer, eu quero acordar...

Do seu lado”

(Música da novela das 7 que eu não sei quem canta)

Qual o melhor comentário sobre o trecho acima?

(a) O autor deveria trabalhar em alguma dedetizadora.

(b) Vai caçar mais de um milhão de vagalumes por aí? Olho nele, Ibama!

(c) Aproveita e manda ladrilhar a rua.

(d) Quando acabar a novela, vai trabalhar no McDonald.

(e) Música para o Felix ninguém faz.

Questão 7

Armandinho, cantor de reggae que não necessariamente é maconheiro, foi o (ir)responsável pela seguinte composição:

“Quando Deus te desenhou, ele tava namorando”

Quem Deus estava namorando?

(a) Madalena.

(b) Dercy Gonçalves.

(c) Madre Tereza.

(d) Eva.

(e) Maria.

Questão 8

Paula Fernandes, cantora sertaneja gostosa, quer ser muitas coisas. Entre elas:

“Eu quero ser pra você a Lua iluminando o Sol”

O acontecimento acima é possível?

(a) Sim, num eclipse.

(b) Não, pelo visto, ela faltou as aulas de Física.

(c) Na verdade, a Lua reflete a luz do Sol.

(d) Não, cada um no seu quadrado.

(e) Lua vai, iluminar os pensamentos dela. Fala pra ela que sem ela eu não vivo. Viver sem ela é meu pior castigo.

Questão 9

"Sorria!

Que eu estou te filmando

Sorria!

O coração tá gravando

O seu nome aqui dentro de mim

Oh! Oh! Oh!

Sorria!

Que o prazer já vem vindo

Sorria!

Nosso amor tá tão lindo

Não quero ver você

Tão triste assim..."

Na década de 90, centenas de grupos de pagode invadiram as rádios e as televisões brasileiras. Felizmente, muitos deles não existem mais, e um deles é o conjunto "Travessos", cujos integrantes não apresentam mais aquele sorriso maroto.

Na composição acima, "Sorria", qual o contexto de interação entre o eu lírico e a segunda pessoa a quem se dirige?

(a) Provavelmente, estão em uma boate de gosto duvidoso, tipo Via Show, onde há muitas mulheres feias, com nomes exóticos ("Shayenne", "Kellyelle" etc) e cumprimentos desagradáveis ("Oi, nem"... "tudo bem, colega?").

(b) Pela análise dos 4 primeiros versos, pode-se ver que se trata de uma câmera filmadora no formato de um coração.

(c) Um pagodeiro não sabe o que é "contexto de interação".

(d) A música retrata um casal que está filmando sua relação sexual. No verso "Que o prazer já vem vindo", depreende-se que o orgasmo está próximo. Porém, pela análise-se dos dois últimos versos, infere-se que o indivíduo broxou.

(e) É, nem.

Questão 10

"O jeito é dar uma fugidinha com você

O jeito é dar uma fugida com você

Se você quer saber o que vai acontecer

Primeiro a gente foge depois a gente vê"

O trecho acima é da música "Fugidinha", cantada tanto pelo sertanejo Michel Teló quanto pelo pagodeiro Thiaguinho (desgraça pouca é bobagem).

"Super-Man ficou fraco,

O Pingüim jogou kriptonita

Lex Luthor e Coringa roubou laço da Mulher Maravilha (2x)

Liga da Justiça toda dominada,

Agora só tem uma saída!

Foge! Foge Mulher Maravilha.

Foge! Foge! Com Super-Man. (8x)"

A composição acima, lirismo puro, pertence a banda de axé "Levanóiz" (logo de cara, percebe-se que o responsável pelo nome da banda não foi alfabetizado devidamente.

Assinale a alternativa que melhor analisa determinado trecho de uma das canções.

(a) Alô, é da DC? Olha, estão queimando o filme dos seus personagens aqui no Brasil.

(b) Há uma coincidência incrível: os dois autores utilizaram o recurso de aproximar foneticamente o -g presente em "foge" e em "fugidinha" com a letra -d.

(c) "Primeiro a gente foge, depois a gente vê"? -> "daqui a nove meses você vê o resultado" (É o Tchan).

(d) Não precisa repetir "Foge! Foge Mulher Maravilha. Foge! Foge! Com Super-Man" oito vezes, todo mundo já entendeu.

Questão 11

"Atenção, todas as mulheres

chegou o seu momento

vai vendo, vai vendo

Elas fazem quadradinho

rebolando no talento

vai vendo, vai vendo

Elas são top

são bravas

e não perde pra ninguém

vai vendo, vai vendo

na balada, tira onda

só de galo e de cem

vai vendo, vai vendo"

(Alguma funkeira gostosa com jeito de nem)

Assinale o comentário que melhor analisa a letra de "música" acima:

(a) Além de terem perdido alguma coisa muito cedo em suas vidas, elas perderam também o "m" em "e não perde pra ninguém", visto que o certo seria perdem.

(b) Sim, realmente, é exigir demais que um funkeiro saiba concordância verbal.

(c) Como "vou vendo" se é uma música?

(d) "na balada, tira onda/ só de galo e de cem" -> tem algo a ver com "Vila Mimosa, área de lazer, Praça de Bandeira, quinze conto pra f***".

(e) Fazer quadradinho é fácil, quero ver fazer log11 + log 12 + log 13... log 100.

Questão 12

"Contando os plaque de 100, dentro de um Citroën

Ai nóis convida, porque sabe que elas vêm

De transporte nóis tá bem, de Hornet ou 1100

Kawasaky tem Bandit, RR tem também

A noite chegou, nóis partiu pro Baile funk

E como de costume toca a nave no rasante

De Sonata, de Azzera, as mais gata sempre pira

Com os brilho da jóias no corpo de longe elas mira

Da até piripaque do Chaves onde nóis por perto passa

Onde tem fervo tem nóis, onde tem fogo há fumaça

É desse jeitinho que é, seleciona as mais top

Tem 3 porta, 3 lugares pra 3 minas no Veloster

Se quiser se envolver, chega junto, vamo além

Nois é os pika de verdade, hoje não tem pra ninguém

Nóis mantém a humildade

Mais faz sempre para tudo

E os zé povinho que olha, de longe diz que absurdo

Invejoso se pergunta tão maluco o que que é isso

Mas se pergunta pra nós, nós responder "churiço"

Só comentam e critica, fala mal da picadilha

Não sabe que somos sonho de consumo da tua filha

Então não se assuste não, quando a notícia vier à tona

Ou se trombar ela na sua casa, em cima do meu colo, na sua poltrona"

(Mc Guime)

Recentemente, um novo fenômeno invadiu o Brasil. Trata-se do funk ostentação - como se o funk "normal" e o proibidão já não enchessem a paciência de todos. Essa nova vertente de tão querido ritmo musical, como o próprio nome diz, ostenta, ou seja, apresenta letras em que o eu lírico faz cascata de Chandon e conta as notas de cem. Dentro de um Citroen.

(a) Na primeira estrofe, quando se fala "nóis convida porque sabe que elas vêm", ocorrem várias desobediências à norma padrão, como era de se esperar. Assim, a concordância verbal é desrespeitada, mas, convenhamos, é licença poética!

(b) Na segunda estrofe, quando é citado o personagem mítico da cultura latino-americana Chaves do 8, ocorre o recurso conhecido como argumento de autoridade, visto que falar de Chaves é sempre bom.

(c) "Não se misture com essa gentalha", diz Dona Florinda sobre funk ostentação.

(d) "Onde tem fervo tem nóis, onde tem fogo há fumaça" -> se é assim, morram queimados!

(e) Em "Nóis mantém a humildade" ocorre um claro paradoxo, isto é, quebra da lógica, visto que o indivíduo diz anteriormente contar notas de cem, possuir carros, motos, joias e etc.

(f) Sonho de consumo da minha filha? Desde que você seja rico e que meu futuro neto não seja funkeiro, ok.

Questão 13

No início dos anos 200, mais uma vez, infelizmente, o funk entrou em evidência. Um exemplo disso é o grupo conhecido por "Bonde do Tigrão". Veja abaixo uma composição de tão distinto conjunto musical:

"Só as cachorras

au au au

as preparadas

au au au

as popozudas

au au au

o baile todo!"

Qual alternativa melhor analisa a poesia em questão?

(a) Nota-se um processo de animalização do ser feminino ao passo que o sujeito masculino dirige-se às mulheres com latidos. Assim, faz-se referência à estética literária naturalista.

(b) Preparada para ir ao baile funk é fácil, quero ver preparada para o Enem.

(c) Essa música nada mais é do que um reflexo do grande poderio conferido ao mercado pet nos dias de hoje. Afinal, só um visionário para lá de oportunista para fazer uma música em que o refrão é "au au au".

(d) Um baile que só tem preparadas, cachorras e popozudas? Aposto que o Catra já engravidou todas.

(e) Bonde do Tigrão = Pooh, Leitão e Bisonho?

Questão 14

Em 2012, o grupo de funk "Bonde das Maravilhas" invadiu a internet. Não, não são mulheres maravilhosas. Muito menos cosplayers da Mulher Maravilha. São um bando de meninas (4 das 5 integrantes são menores de idade) em situação de evasão escolar que cantam funk.

Entre as composições mais eruditas, estão "quadradinho de 8" e "quadradinho de borboleta", que surgiu depois pegando carona no sucesso da primeira.

"Quadradinho de 8

O bonde das maravilhas é a nova sensação,

E pra começar chama a Karol do popozão

Cola a bunda no chão vai, cola a bunda no chão vai

Cola a bunda no chão vai"

(Trecho. Vai por mim, você não precisa ler a letra inteira)

"Quadradinho de borboleta

É o Bonde das Maravilha de um jeito sensual

Inventando uma nova moda meio fora do normal

Renatinha e Rafaela, elas não tão de bobeira

Faz o quadradinho tipo borboleta, vai, vai,vai

Tipo borboleta, vai, vai, vai, vai tipo borboleta

(Trecho)

(a) Duvido ela saber que quadrado de 8 é igual a 64.

(b) Já que vai colar a bunda no chão, cola os lábios e cala a boca.

(c) Inventaram uma moda fora do normal? De onde elas tiraram que a primeira música era normal?

(d) Estatuto da Criança e do Adolescente, conhece?! (http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/05/mp-rj-investiga-cunho-pornografico-de-musicas-do-bonde-das-maravilhas.html)

(e) Depois falam mal da Maisa.

(f) Enquanto isso, você aí no 8º, 9º do Fundamental ou no Ensino Médio aprendendo equação, escrevendo redação e fazendo trabalho para ser alguém na vida.

Questão 15

Na composição de funk ostentação "Na pista eu arraso" o poeta "MC Guimê" diz o seguinte:

"Na pista eu arraso

No Instagram um close

Ela comenta 'eu caso'

E aqui são vários casos

Pra gente desenrolar".

Observe que há uma toda uma polissemia quanto ao uso das palavras "caso". Diante disso, pode-se dizer que:

(a) "No instagram um close"? -> Maldita inclusão digital. Foi-se o tempo em que os funkeiros ficavam só no Orkut.

(b) Funkeiro escrevendo "ostentação": hoztemtassaum

(c) Duvido ele saber que caso, primeiramente, é verbo, depois, é substantivo.

(c) Esse é o mesmo que o MC Gui?

Questão 16

Na composição "o bonde passou", MC Gui diz o seguinte:

"o bonde passou, as novinha observou"

(a) As novinhas não pegam o bonde andando.

(b) As novinhas perderam o bonde.

(c) MC Gui perdeu a aula sobre concordância verbal.

(d) São tantas novinhas em letras de funk que fica fácil entender o motivo da gravidez na adolescência.