Meu anjo favorito

Irmã Úrsula - Uma verdadeira educadora

Eu gosto de ler. Sempre gostei. Agradeço muito à irmã Úrsula e por via tortuosa, também à irmã Clara por isso.

Uma por ter me mandado para fora da classe na aula de religião e a outra por me acolher na biblioteca do colégio.

Como já mencionei em outra crônica, estudei em um colégio católico só para meninas, comandada por freiras.

Eu nunca me esqueci, no meio da aula de religião, falando sobre a origem do homem, levantei a mão e disse:

- "irmã, li que o homem vem do macaco" . Havia lido em uma revista semanal do meu tio sobre a teoria de Darwin (nem tinha a menor ideia o que era isso). A irmã Clara, que era muito alta e bem branquinha, ficou toda vermelha, levantou a voz, apontou o dedo para mim e me mandou para fora da sala. Assim, sem nenhuma explicação.

Chocada, envergonhada, pensando que iria para o inferno por ter pecado (estava com 9 anos), chorei e chorei sentada em um dos degraus dos arcos que separavam o pátio...A irmã Úrsula que passava pelo corredor, perguntou o que havia acontecido e me levou para a biblioteca.

Aqui cabe uma observação; a irmã Úrsula era a freira mais velhinha do colégio, pequenininha e sempre carinhosa, ficava o dia inteiro na biblioteca recebendo os livros devolvidos, carimbando e verificando se haviam danos. Eu a adorava em segredo, porque havia aprendido nas aulas que só poderíamos adorar a Deus. Então eu adorava a irmã Úrsula em segredo.

Me consolou, me deu água com açúcar (eu nunca havia tomado água com açúcar na vida) e quando fiquei mais calma, pediu minha ajuda para carimbar os livros devolvidos...criança gosta muito de carimbar qualquer coisa...

Mas eu tinha meu gênio e falei bem emburrada que nunca mais iria assistir a aula da irmã Clara, mesmo indo para o fogo do inferno, bem dramática. Ela apenas deu uma risadinha, me tranquilizou dizendo que não iria ao inferno por isso e que eu poderia ajudá-la nos dias das aulas de religião, ela mesma iria conversar com a outra irmã sobre isso.

Voltei à biblioteca, não apenas nos dias que teriam as aulas, mas estava lá praticamente todos os dias. Ajudava a carimbar e a guardar nas estantes, e ela foi me apresentando livros, volumes com gravuras que falavam de assuntos diversos, desde astronomia, sobre minerais, países, fábulas, histórias de personagens bíblicos... E quando ela percebia o meu interesse, mandava procurar em outros livros na biblioteca...acho que li mais da metade daqueles livros...Até o final do ano letivo, não assisti mais nenhuma aula com a irmã Clara. Sem eu perceber, tive uma professora particular, que me ensinou sobre Deus e sobre todas as coisas existentes no mundo. Sem imposição, só com muito carinho.

Ainda me lembro daquela vozinha fininha com um sotaque indefinido me chamando.

A irmã Úrsula me abriu as portas para o mundo.

.

lilla wood
Enviado por lilla wood em 15/10/2013
Reeditado em 16/10/2013
Código do texto: T4526112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.