Tempo Bom!

Há meus 25 anos tanta coisa até hoje! Nossa parece que foi ontem, aquele velho Estado de exceção, modelado em cima de um absolutismo concentrado, dominado por militares, que até para respirar era necessário autorização, ufa! Como é bom respirar!, o que falar da minha vontade de falar o que pensava, criticar a forma como eram tratados e como tudo funcionava (ohh maldita..!). Sem falar dos direito fundamentais (liberdade, igualdade, dignidade, trabalho, direito a propriedade, a saúde, educação...) isso se fossemos comparar seria como o caviar para os favelados, não sei, nunca vi, só ouço falar!

Naquela época ditatorial, não havia nada que legitimasse as barbaridades cometidas pelo governo, às leis eram modificadas conforme bem quisessem, não havia participação da sociedade nas diretrizes do Estado, e nem tampouco podiam opinar, nem se quer impor se contra nada do governo. Foi nesse turbilhão de perseguição, massacre e violência que eu nasci em 05 de outubro de 1988. Mas a história não foi tão simples, para que eu pudesse existir se fez necessária a tortura de centenas de pessoas, a morte de mais 357, e, além dos mais 600 pessoas que não constam na lista oficial, para hoje esta no plano da existência, pois bem com a promulgação pelo então presidente da Assembleia, fui batizada como Constituição Cidadã.

Temos muito agradecer pelos que lutaram, morreram, e o que foram torturados exilados da nossa pátria amada, para podermos gozar dessa série de Direitos que se resvala na nossa carta política. Esse perturbado período histórico de transição de uma ditadura para um Estado democrático, foi pago um preço muito alto, para hoje estamos aqui, gozando de um Estado Democrático de Direito. Diante disso, mesmo alguns direitos não estando completamente efetivados, não devemos deixar de vanglória todas as conquistas e lutas desse povo que tinha como objetivo a busca de um país justo e democrático.

Para tanto, nós brasileiros devemos render homenagem àqueles que estiveram na frente do novo horizonte, doando suas vidas e liberdades para que o constituinte originário, ainda em um clima repleto de resquícios do autoritarismo, debatendo temas de crucial importância que culminaram no estabelecimento de princípios democráticos fundamentais.

Carta Magna

Ivan Pinheiro Silva
Enviado por Ivan Pinheiro Silva em 11/10/2013
Código do texto: T4521354
Classificação de conteúdo: seguro