A minha mãe vai “cozinhar” os meus amigos

Os seus amigos evitam ir jantar a sua casa? Talvez esteja a cometer um erro quando os convida para jantar. Já ouvi dois amigos dizer «A minha mãe vai cozinhar-nos» e «A minha mãe gosta de cozinhar os meus amigos para o jantar». E eu tenho de aguentar o impulso de perguntar: a sério, e come-os a todos? Pode-se cozinhar muita coisa, mas a verdade é que é um bocado estranho cozinhar os filhos e os colegas dos filhos!

O que os dois amigos realmente queriam dizer era «A minha mãe vai cozinhar para nós» ou «A minha mãe gosta de fazer o jantar para os meus amigos». Por isso, use sempre a preposição PARA entre o verbo COZINHAR e a pessoa que vai consumir a refeição. O que aparecer depois de COZINHAR (sem a preposição) é aquilo que se vai cozinhar e depois comer (como o jantar, um bife, mas geralmente não uma pessoa). Por isso, parece-me muito bem que convide os seus amigos para casa da sua mãe, mas não lhes diga que os vai cozinhar a eles!

Nós podemos dizer __ « Joana vai cozinhar para nós». Mas, por outro lado, embora nós possamos dizer «Acácia gosta de fazer o jantar para as crianças», é talvez erróneo ou, pelo menos, arriscado dizer __«Acácia vai cozinhar as crianças.»

Por isso, tenha cuidado, porque se disser a alguém «A minha mãe vai cozinhar-nos», pode meter-se em problemas!

Veja lá o que vai fazer com os filhos dos outros!