CACOS

Eu tinha um vaso e era lindo, que em cores vivas foi pintado.
Mas não era só meu o vaso, era também de mais alguém.
Nele colocamos além de flores, muitos planos e muitos sonhos.
Mas este vaso um dia caiu, e em muitos pedaços se quebrou.
Nele alguém foi e esbarrou, maior culpa tem quem não cuidou.
Eu sou este quem também, mas também tem mais alguém.

Na vida, pelas dificuldades e solavancos, por vezes as coisa acabam se quebrando, por vários motivos, por não darmos a atenção devida, por sermos seguros demais e não as cercarmos com o devido cuidado, por não protegermos como mereceria ser protegido.
Mas mesmo como um vaso que se quebra ao cair, os pedaços, as partes e os cacos normalmente caem e se espalham aos nossos pés.
São nestes momentos que por mais tristes que possamos ficar, bravos ou contrariados com todos e com nós mesmos pelo acidente ocorrido, se tivermos humildade e humanidade suficiente para nos curvarmos e gentilmente catarmos estes cacos, ainda é possível colar um após o outro de forma carinhosa e dedicada e termos de volta um vaso.
Às vezes isso tudo é trabalho demorado, não é tarefa para apenas um, é doloroso, pois, alguns destes cacos nos cortam as mãos, machucam e fazem sangrar e é onde um vai cuidar e ser a cura do machucado do outro, mas com esmero e se existir vontade mutua, tudo se refaz novamente e de onde havia só cacos um novo vaso nascerá.
Talvez não tão colorido, tão florido e nem tão lúdico como o que existia, mas, certamente tudo aquilo que se constrói a partir de algo que se despedaçou, que mereceu todo este trabalho e dedicação por mais dolorido que seja, só pode ser feito por um grande motivo, e este motivo se chama amor.
Infelizmente as pessoas são movidas por vontades e desejos distintos, são únicas e diferentes, algumas agem por impulso, outras reagem por força de imposição, e ao invés de seguir o que por certo seria mais difícil e trabalhoso, mas que ainda resultaria em algo bonito e valioso como um vaso que de fragmentos faz-se surgir, preferem seguir o que acham mais fácil, descontam sua mágoa e frustração por algo que se quebrou, e por descontrole simplesmente pisoteiam os cacos até transforma-los em pó ou pedaços impossíveis de colar, e se não bastasse, ainda os chutam para todos os lados, sem se importar em quem eles possam atingir e o quanto podem ferir, ação esta que não deve e nem pode ser motivo para reação igual, pois, normalmente pessoas que agem desta forma não o fazem por serem más ou quererem o mal de todos, mas sim, por outro motivo merecedor de cuidado e atenção, que é de fato a falta de amor ou por não se sentirem amadas o suficiente, então, são elas na verdade que precisam mais que ninguém receber amor.

Eu tinha um vaso,
era lindo mas se quebrou.
E não era somente meu,
era também de mais alguém.

Eu tinha um vaso,
mas em pó se transformou.
Agora o vaso não é mais meu,
e também de mais ninguém.