A origem da superstição da sexta-feira 13

Pelo sim, pelo não, sexta-feira 13 é dia de cuidado redobrado. Dia de acordar com o pé direito, dia de ficar longe de gatos pretos, e por hipótese nenhuma, passar por debaixo de escadas. A sexta feira 13 é considerada por muitos um dia de azar.

Alguns afirmam que a crença é baseada em uma lenda nórdica protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr, Freitag e Friday, “sexta-feira” em escandinavo, alemão e inglês respectivamente.

Com o advento do cristianismo, a deusa nórdica foi relegada a bruxa e segundo a lenda, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com o próprio satanás e outras 11 feiticeiras, totalizando 13 entidades com o único intuito de rogar pragas à humanidade.

Outra teoria sobre a essa famosa superstição e talvez a mais difundida entre os cristãos trata-se do relato da Ultima Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, bem na véspera da crucificação de Cristo – que aconteceu numa sexta-feira.

Porém, alguns historiadores refutam essas e outras teorias afirmando que a crença pela qual sexta-feira 13 é um dia de azar vem da resolução tomada por Felipe IV rei da França, ao proibir a existência da Ordem dos Templários numa sexta-feira do dia 13 de outubro de 1307. A medida levou a prisão e a tortura de milhões de cavaleiros por toda a Europa.

Existem muitas outras teorias, e nem cabe aqui citar todas, mas uma é mesmo bem interessante. No Antigo Testamento judaico, Eva teria oferecido a maça a Adão numa sexta-feira e com isso os dois foram expulsos do paraíso. Ai, essas mulheres...

http://marcelomadeira.wordpress.com/