MÉDICOS CUBANOS - II

Anteriormente já dei as boa vindas! Agora é arregaçar as mangas e encarar a realidade.

(este é um ensaio - de uma série - que estou republicando com a finalidade de aperfeiçoar o texto através dos comentários sempre valiosos de meus amigos do Recanto)

Observações e reflexões sobre o tema!

Vendo o lado dos cubanos:

1) Os ditos médicos estão recebendo 960 reais (1,32 de nosso salário mínimo), o que dá para comprar "pasta de dente e sabonete"; não temos confirmação mas dizem que é feito um depósito tipo "poupança" em Cuba de 1.440 reais para quando o médico voltar ao país; se não voltar naturalmente não recebe;

2) O restante 7.600 reais fica para o Governo de Cuba (no caso, a probabilidade que parte desse dinheiro retorne ao Brasil para financiar a campanha da Dilma, por exemplo, é fato);

4) Não foi esclarecido se os médicos brasileiros que estudaram em Cuba e estão vindo neste "pacote" estão sujeitos às mesmas regras e recebendo da mesma forma.

5) Nas férias (que férias?) eles não poderão ir à praia e menos ainda trazer a família;

6) Se pudessem trazer a mesma não poderiam se erradicar aqui, pois o direito de ir e vir, lhes é negado e a família tem que ficar em Cuba para garantir o retorno do médico e ele não pedir asilo ao Brasil (vejam o número de desertores na Venezuela e em outros países e os pedidos que eles têm na Justiça Internacional em Miami - indenização por trabalho escravo. Na Venezuela eles trabalham em troca do petróleo que vai para Cuba!);

7) Cada grupo destes médicos tem um responsável pela disciplina e pelo comportamento; Não podem sair sem autorização, ir a shoppings, cinema, festas e manter convívio extra-profissional com os nativos; Eles não ficam de posse do passaporte.

8) Muitos médicos tem filhos em Cuba. Porque estes filhos não podem vir para o Brasil, ficar em alguma família fazendo "intercâmbio" cultural ao mesmo tempo que algum filho desta família vá para Cuba em reciprocidade.

(PAREI AQUI - DEPOIS CONTINUO A REVISÃO DESTE ENSAIO)

6) A medicina de Cuba é simplória, é preventiva, é caseira, é tipo programa pés-descalços de Mao-Tse-Tung, no qual o guerrilheiro médico Chê Guevara se inspirou e está sendo beatificado pelos sócio-democratas (termo este totalmente que considero errado). Não sou contra este tipo de medicina, ao contrário, ela é tipo programa Higiene e Saúde ensinado nas escolas e este sim deveria estar sendo usado já no Brasil; estendendo-me:se em Cuba que a população é deste tamanhinho tem 50 mil médicos disponíveis, porque o Brasil que tem este montão de gente não tomou esta providência de fabricar seus "médicos pés-descalços" na "era neo-socialista" que se iniciou há 10 anos?; 5 mil médicos são formados em Cuba e aqui no Brasil 13 mil. Lá a cada mil habitantes tem um médico e aqui no Brasil um a cada 3 mil, na Argentina, Portugal e Espanha um a cada 2 mil (dados a serem conferidos) então lá é melhor? Sim. Se a saúde e medicina de lá serve de exemplo, copiemo-las; 7) 50 mil médicos disponíveis é um verdadeiro exército, que, doutrinados todo dia passam a repetir as maravilhas que é o regime de uma república socialista cujo presidente é eleito em eleição de candidato único; e assim vai, a ponto de alguns entenderem que eles são 'guerrilheiros" da cartilha e não duvido que muitos tenham até conhecimento de armas (pois este era o esporte de Chê, de Fidel e do nosso pretenso, preparado e ex-futuro ditador José Dirceu); 8) Agora, eu, você e o povão ficar aqui discutindo como se isso fosse um Grenal, um Atlético-Cruzeiro, está totalmente errado; devíamos nos aprofundar no tema de maneira fleumática e isenta de ânimos exigindo do governo uma transparência nas contas e no que está acontecendo, pois algo está muito errado, estamos sendo governados errados e não estamos pedindo contas. Por que ter acesso ao contrato e contabilidade só em 2.027? - Onde está a fiscalização e autorização de nosso Congresso? Ora, se um funcionário meu que entrego um cartão corporativo para as compras de manutenção de minha firma não prestar conta, olho na rua! - ´Tá difícil de entender? 9) Nada contra os Cubanos, no máximo são inocentes úteis à causa (alguns talvez não), m tornarmos verdadeiros hermanos e que poderemos estar em pouco tempo cabisbaixos e ordeiros e com sangue-de-barata que nem eles que aguentam um regime totalitarista há mais de 50 anos e não se revoltam. 10) Espero estar errado, talvez aceite algum argumento de que realmente esteja, mas se ele vier de você que está me lendo, aviso: que seja simples, direto, conciso, contundente e sobretudo consistente e embasado em uma profunda pesquisa e reflexão.

Armando Valenzuela
Enviado por Armando Valenzuela em 31/08/2013
Reeditado em 09/03/2014
Código do texto: T4460802
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.