Médicos Cubanos I

Médicos Cubanos I

Sejam Bem-vindos!

(este é um ensaio - de uma série - que estou republicando com a finalidade de aperfeiçoar o texto através dos comentários sempre valiosos de meus amigos)

Meus irmãos de Cuba, sejam bem-vindos a este país maravilhoso que é o Brasil. Uma feliz e proveitosa estada para vocês.

Permitam-me, como um dos milhões de anfitriões, que lhe dê algumas sugestões para que esta permanência seja prolongada e bem sucedida.

Não sei ao certo quanto vocês vão ganhar, alguns falam em 10 mil reais e outros chegam aos 15 mil (A publicação oficial é de 10 mil, mas não publicaram nem contrato e nem prestam contas, o que nem precisa já que nosso governo é de extrema confiança e competência!). Confesso que acho até pouca esta remuneração pelo relevante serviço que vocês estão realizando, nem sempre em hospitais de vanguarda, mas a maioria das vezes em postos de saúde avançados, equipados com modernos equipamentos clínicos e de imagem, alguns até com câmaras hiperbáricas, tudo graças ao denodo do governo nestes últimos 10 anos. Sem falar que irão trabalhar com equipe de primeira linha, com enfermeiros, técnicos de enfermagem, pessoal eficiente também na área de administração e suprimentos. Sei que para vocês isso não é novidade, já que estão acostumados a laborar na melhor medicina do mundo. Sintam-se em casa, se aqui não é a melhor medicina vamos nos contentar em sermos a segunda melhor do mundo, conquista que de antemão me emociona e que agora sei que está sendo assegurada por vocês.

Mas falei que ia dar sugestões, pois conselho aqui no Brasil não se dá (muitos vendem, kkkkk!!!); então vamos lá: não gastem todo este salário que vocês estão recebendo, coloquem na poupança, abram um conta aqui no Brasil que vai ajudar os bancos em suas aplicações a ganharem também um dinheirinho - coitados desses pobres capitalistas chinfrins. Nas primeiras férias que tirarem, por favor, não tirem todos de uma vez se não vai faltar médico no Brasil e daí vão trazer mais médicos de Cuba para trabalho temporário cobrir o trabalho temporário de vocês que já são médicos de Cuba, enrolei-me nesta sentença longa mas desenrolar-me-ei a seguir ao sugerir que as tirem em alguma praia no nordeste brasileiro. Vocês que estão acostumados a usufruir das belíssimas praias de Cuba e Bahamas são ficar encantados. Nossas praias não são iguais à de vocês, mas quase chegamos lá, somos muito elogiados por alemães, portugueses e franceses. Faltam-nos elogios de cubanos, o que para nós, agora que somos quase irmãos de sangue, será uma grande honra, principalmente para o governo que se empenha em nos proporcionar o que de melhor há no mundo. Não o levem (o governo) a sério e muito menos eu, vamos deixar vocês continuarem os melhores, vamos nos contentar com o segundo lugar (kkkkk, só pra Venezuela morrer de ódio! Kkkkkkk!). Gostaram da sugestão? Então com o dinheiro que vão guardar, confesso que sei que não é muito, poderão trazer as suas famílias para usufruírem o período de praia com vocês, talvez até queiram ficar no Brasil e aqui nos darem a honra de fixarem residência. Entretanto, com certeza, a saudade e o amor ao torrão natal falarão mais alto numa hora dessas. Mas, pelo menos, considerem esta minha sugestão uma cortesia de um brasileiro hermano. Se alguém que estiver lhes ajudando a traduzir este texto falar que estou ironizando, também não os levem a sério, pois entre mim e você não cabe ironia, mas agora entre nós e nossos governos... (“cala-te boca!!!...” – pra quê fui pisar nesse calo?...). De minha parte, tenho acompanhado notícias nem sempre verdadeiras sobre vocês, mas não nego uma simpatia e grande admiração pelo “povo” cubano, pela sua alegria, reconhecida hospitalidade, pela sua resiliência e admirável respeito ao presidente Fidel que zela pela segurança, saúde, educação, cultura, economia, alimentação, bem estar social e político dos cubanos há já cinquenta anos. Entendo que devem tê-lo como um grande pai e a gratidão que devem ter por ele é justificável. Nós não chegamos ao nível de excelência que vocês chegaram, mas temos ainda muito a aprender com vocês, principalmente agora que estão aqui entre nós, e uma coisa que sabemos é aprender rápido. Vocês vão ver. Não se admirem se daqui a pouco tempo manifestarmos também esse mesmo sentimento de vocês pela nossa presidente ou pelo “que não tem que voltar porque nunca saiu” (de novo pisei no calo de de "alguéns"!, desculpem!) e por tudo de bom que eles tem feito por nós e daí sim seremos verdaderos hermanos disfrutando de la misma excelencia en el gobierno juntos e misturados (para inveja da Venezuela, Bolívia e demais hermanos do Forum de São Paulo, kkkkkk. Quem manda eles não terem líderes como nós, né? – esse “né” vocês perguntem para o professor de português de vocês, né?).kkkkkkkk. Sejam bem-vindos. Vocês, como nós, fazemos parte da solução. Assim espero e que nós Cubanos e Brasileiros inauguremos um novo tempo para nossos países... Sejam bem-vindos irmãos.

Obs: meu filho pergunta se pode fazer "intercâmbio cultural" em Cuba? Achei boa a ideia, ele vai passar alguns meses em alguma família de vocês e um filho dessa família vem aqui para casa passar alguns meses com a gente. Vamos estudar as propostas, né filho? Melhor que ir para a Inglaterra, EEUU ou Austrália, né?

Armand de Saint Igarapery

Igarapé, agosto de 2.013

Atualizado em março de 2.014