Mel e trabalho

Fico a pensar no mel, a obra prima das abelhas.

Essas pequenas criaturinhas esmeram-se, coordenam-se e transformam o ato de produzir numa sinfonia organizada e prazerosa - prazerosa sim, pois algo tão maravilhoso não poderia ser feito de maneira contra vontade, mas com amor, a pitada que faz qualquer coisa ficar perfeito.

E sobre este trabalho, o qual em nada se parece com o nosso, fico a imaginar qual seria o fator que motivaria tão eficientemente essas pequenas abelhinhas a trabalharem tão arduamente e felizes.

E dentro dessa busca por resposta, me veio à mente que não é apenas as abelhas que dão um "show" no quesito trabalho, as formigas e outros animais também.

Algo impulsiona esses pequenos seres irracionais a fazerem tudo com afinco e dedicação. Talvez a falta de racionalidade proporcione uma melhor receptividade a ordens, e também a falta de consciência impediria o questionamento a respeito do serviço, das condições de trabalho, etc. Elas nasceram para executar suas tarefas sem questionar, obedecendo as leis da natureza, a qual faz movimentar esse ciclo infindável de inicio, meio e fim.

Vendo pelo ponto de vista das abelhas e outras formidáveis criaturinhas que dominam o significado do trabalho em grupo, percebemos que o trabalho humano ainda deixa muito a desejar.

Talvez nossa racionalidade (o que nos diferencia dos animais), impeça que o nosso trabalho seja feito com tanto primor como o das abelhas.

O ato que questionar, reclamar, tira a beleza do trabalho, e com ela se vai a satisfação, e em consequência disso, parecemos ainda menos com as abelhas.

Precisamos buscar na natureza essa essência de prazer em tudo o que se faz. As abelhas fazem tudo com perfeição porque desconhecem a falta de solidariedade, e outras coisas que tornam nossa sociedade individualista. Há uma regra na natureza, e ela se aplica também a nós: "juntos somos mais fortes". E esse é o segredo de nossas pequenas amigas, as abelhas, elas aprenderam desde sempre que o trabalho em grupo é o que se precisa para se conquistar os objetivos desejados de maneira eficiente, e isto tornou-se a norma geral de sua colmeia.

Imaginem como nossa sociedade seria se aprendêssemos um pouco

com nossas abelhinhas sobre o valor do trabalho, com certeza teríamos sempre o melhor a oferecer.

Então assim como as abelhas, também produziríamos o nosso mel, pois usaríamos nossa força de trabalho com amor, solidariedade e altruísmo, pensando não somente em nossa colmeia mas também nas que viriam depois da nossa.

Suane Cruz
Enviado por Suane Cruz em 28/08/2013
Reeditado em 02/06/2015
Código do texto: T4455498
Classificação de conteúdo: seguro