A IMPORTÂNCIA DOS ENSINAMENTOS DO PAI E DA MÃE.

Tive oportunidades de conversar com ele durante toda a sua vida. Porém, acho que aproveitei pouco o tempo que tinha para conhecer o meu pai profundamente.

O orgulho que eu tinha da sua personalidade, o medo da sua austeridade, talvez tenha sido os motivos que me mantinham longe dos seus ensinamentos.

Tinha a minha mãe, esta de coração aberto, sempre disposta a ouvir e dar conselhos. Portanto, era mais fácil se aconchegar no colo materno, do que conhecer a profundidade do coração do meu pai.

Porém, quando descobri que a rudeza dos seus gestos, a braveza de suas palavras não passava de fantasias de uma criança, aproximei-me com carinho.

Quantas e quantas vezes não ficávamos horas conversando, contando fatos, comentando acontecimentos, não importava o assunto, o que valia em nossas conversas era expressar opiniões.

Não tínhamos preconceitos sobre o que conversávamos; mulheres, dinheiro, atitudes,futebol, politica, a vida era decifrada com detalhes que até hoje eu guardo em minha memória.

Assim, pensando, hoje eu tento ser além de pai, um bom amigo. Ouço, critico, dou opiniões, mas reservo-me o direito de tocar a minha vida do jeito que eu quero.

Hoje estou solteiro. Amanhã posso estar namorando. E depois quem sabe casado novamente.

Sinceramente não pretendo cometer o mesmo ato crucial pela terceira vez. rrrrsss. A palavra crucial é propositada, pois a vida de casado é um verdadeiro calvário, de ambas as partes.

Temos que deixar de fazer muitas coisas que gostamos, para nos adaptarmos a outra pessoa que de alguma maneira tomou espaço em nosso coração. Não podemos olhar somente para o nosso lado, porque as mudanças também ocorrem do lado contrario. A vida a dois na realidade é um amontoado de situações que precisam ser compreendidas, estudadas e postas em pratica com tranquilidade, evitando que alguns sentimentos menores atrapalhem um relacionamento que pode dar frutos maravilhosos.

Eu tive quatro frutos do meu primeiro casamento, que hoje são meus orgulhos. Eu os amo, às vezes podemos até ter alguma desavença, isso é normal, somos seres humanos, e como animais que somos sempre queremos preservar nossa prole, nossa vida, nosso ambiente, nossos direitos, nosso habitat.

Se eu tivesse que começar minha vida novamente, do momento que eu passei a entender o que é a vida, faria tudo exatamente como fiz, cometeria os mesmos erros, e os mesmos acertos, porque acho que foi assim que me tornei um homem de verdade.

Talvez, alguns amigos, talvez meus filhos, talvez as mulheres que preencheram a minha vida achem que estou errado, que eu poderia modificar algumas coisas, eu acho que não, pois se o fizesse eu não seria o que eu sou hoje, e sinceramente estou feliz com a minha vida, com o meu jeito de ser, de ver e de agir.

Sou feliz.

E isso eu devo ao meu pai, mas principalmente para a minha Mãe.