POR QUE DA INSATISFAÇÃO

POR QUE DA INSATISFAÇÃO

Taubaté, interior de São Paulo, terra de Monteiro Lobato,

284.000 habitantes, está entre as 40 cidades com melhor IDH( ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ) do país.

Ótimo, viva, mas nem tanto.

Cheguei a Taubaté há 20 anos atras, não por iniciativa própria, mas por trabalhar em uma empresa privada e ter sido transferido para a cidade. Aposentei-me e por aqui fiquei. A cidade, cresceu muito nesses últimos 20 anos, era

muito provinciana e conservadora e gradativamente foi tornando-se mais cosmopolita. Ótimo, viva, mas nem tanto.

Por que da insatisfação, se a cidade cresceu bem mais que a média brasileira, criou empregos, comércio, serviços e desenvolveu-se ?

Simples, porque poderia estar muitíssimo melhor em educação, saúde e segurança que é o tripé do verdadeiro desenvolvimento.

E qual a causa ?

A maior causa é a eleição de pessoas que representaram muito mau a maioria dos cidadãos que os elegeram, e também a baixa qualidade de prestação de serviços públicos, por aqueles que deveriam honrar os salários que recebem, que são pagos pela população.

A cidade tem 8.600 servidores públicos ( 3% da população ) e os serviços nas áreas fundamentais, deixam a desejar, pela relação custo/benefício. O número de servidores é excessivo. Não estão aí computados serviços terceirizados.

A Câmara de Vereadores tem um orçamento anual de

R$26.000.000,00 para sustentar 14 edis, que fazem uma sessão por semana e primordialmente votam denominação de logradouros públicos, homenagens a “personalidades”,aumento de seus próprios vencimentos na calada da noite( o salário de vereador é de R$6.800,00 ) e locupletam-se com o alcaide da ocasião, ao invés de fiscalizar seus atos,

que seria sua principal função.

Os prefeitos eleitos meteram-se em estrepolias que vão da merenda escolar a aquisição de livros didáticos, licitações viciadas de serviços etc, etc, etc............. O que saiu recentemente, foi até detido pela Polícia Federal e passou alguns dias engaiolado, atolado em denúncias de corrupção. O que assumiu no começo deste ano está com a cassação em andamento, por conseguir propinas para sua campanha eleitoral, na aquisição de mochilas(??), em órgão estadual que era comandado por seu pai ( ex-prefeito ).

Assim, a cidade poderia estar em outro patamar de desenvolvimento, desfrutando de uma qualidade de vida muito superior a atual, não fossem os desmandos desses sanguessugas, carrapatos e adjetivos que a educação não me permite expressar.

Creio que assim como aqui, o mesmo ocorre na grande maioria dos municípios brasileiros, e nas esferas estaduais, federais e Congresso, as estrepolias devem ser ainda de maior monta.

Precisa mais alguma coisa para mobilizar um povo ?

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 22/08/2013
Reeditado em 23/08/2013
Código do texto: T4446765
Classificação de conteúdo: seguro