Passado presente

Semanas atrás fui ao encontro de amigos da faculdade lá na região serrana do Rio de Janeiro.

Foi algo encantador e mágico, anos (não digo quantos...)desapareceram e nós tínhamos os nossos vinte de volta. Rimos muito e percebemos que essencialmente continuamos os mesmos... A escandalosa continuava escandalosa, a "mamãe" continuava do mesmo jeito, aliás fora ela que organizara tudo, a caprichosa...ficamos até de boca aberta, fez um trabalho com capa e fotos sobre os nossos anos dourados. O rapaz sarcástico de outrora estava sem os cabelos...mas as palavras continuavam o mesmo, e o querido tocador de viola, hoje um respeitado coordenador de faculdade, lembrou rindo quando fomos juntos a uma festa e quando abriram a porta do apartamento veio aquele cheiro de mato suspeito...e eu era tão boba.

Revivemos naquele fim de semana um dos melhores momentos das nossas vidas, quando deixamos a adolescência para trás e entramos no mundo adulto.

Mas de todos nós, quero falar um pouco sobre a Naty. Ela veio com o marido, um homem muito carinhoso, e se tivéssemos mais tempo eu gostaria de te-lo conhecido melhor. Me lembro dela como uma moça doce, nunca mais havia tido notícias sobre ela até o ano passado quando começamos a organizar esse evento. Está com a síndrome de Alzheimer em estágio avançado, diagnosticado antes dos 40 (não tive coragem de perguntar, mas fiquei questionando mentalmente, como??? assim tão jovem?), já não se lembra de muitas coisas do presente...fiquei muito triste quando conversei com ela, e o marido mostrou uma foto antiga dela junto com os tres filhos ainda pequenos...Imagino o tamanho do sofrimento desses jovens, sem serem reconhecidos como pessoas adultas pela própria mãe.

O marido fez questão que ela fosse ao nosso encontro, porque ela ainda lembra do tempo da faculdade. Nós somos do passado, e o passado é o presente para ela.

Após essa reunião, todos voltamos para o nosso cotidiano, nos comunicando via facebook, whatsup, e-mails, e já planejando o futuro encontro ... mas a Naty...

De acordo com os médicos, ela ainda tem no máximo mais um ano ... não que vá morrer fisicamente, mas a Naty irá embora para sempre.

Por isso aproveito todos os momentos que a vida me dá. Nem tudo são flores...e daí se são espinhos ou ervas daninhas? Arranjo alguma serventia para essas coisas também.

.

lilla wood
Enviado por lilla wood em 20/08/2013
Reeditado em 22/08/2013
Código do texto: T4442991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.