1 - LIVRANDO-ME DE SEGREDOS

1 - LIVRE-SE DE SEUS SEGREDOS

Segredos são como cargas de veneno injetadas sob a pele e programadas para diariamente dispararem doses na sua corrente de vida. Todos os dias você morre um pouquinho.

Hoje consegui arrancar uma destas cargas, um segredo que carrego há 45 anos, trata-se de um crime que cometo seguidamente e a partir de hoje deixará de ser segredo, não roubo, nem furto apenas me aproprio, me aproprio de palavras, de frases, de parágrafos, se facilitarem até de capítulos. No ano de 1970, indicado por um colega pela primeira vez entrei num sebo, a idéia era passar a perna no meu pai. Com o orçamento dos livros na mão ele me alcançou o dinheiro para comprá-los na Livraria do Globo onde os preços estavam mais em conta. Na Marechal Floriano e Riachuelo fiz a festa e economizei quase a metade. A noite papai pediu para ver os livros e todos eram usados, então confessei a façanha, ele não gostou da atitude mas perdoou-me sentenciando que no ano seguinte ele mesmo iria junto comigo para que eu não comprasse livros usados. Gostei tanto dos sebos e livrarias que sempre dava um jeito de freqüentá-los saboreando um pedacinho de um, um pedacinho de outro livro e assim saciava a minha sede de conhecimento. Fingia que estava interessado na compra para não dar na vista e na saída comprava uma revista usada de eletrônica, quase sempre por um cruzeiro. Uma das vítimas também era a Tabacaria Dunga, na avenida Bento Gonçalves, quase esquina com a Barão do Amazonas, onde comprava um fascículo de coleções que fazia, mas sem antes beliscar quase todos os fascículos de outras revistas que ali estavam como se estivesse provando petiscos como destes que são ofertados nos supermercados. Hoje há Livrarias que disponibilizam recantos para leitura oficializando o que podia ser considerado uma travessura. Dentro de um sebo chegava a passar mais de uma hora, garimpando algo interessante, que as vezes podia ser uma única frase. Outro dia voltei à Tabacaria Dunga, mas o cheiro de tinta das revistas não era mais o mesmo, ela continua no mesmo espaço. Logo a maioria das livrarias terá desaparecido e os livros somente por encomenda e aos poucos vamos sendo encurralados contra a internet.

Do livro: A força de cada um 2013 - 2015

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 15/08/2013
Reeditado em 31/07/2015
Código do texto: T4435005
Classificação de conteúdo: seguro