"PONTO CHIC"

“PONTO CHIC”

Quem viveu em minha terra na década de 50, teve a oportunidade de desfrutar de momentos agradáveis em companhia de amigos, para um bate-papo, onde se podia tomar uma geladinha, um refrigerante ou mesmo uma deliciosa merenda. Ficava na parte térrea da “Coluna da Hora”, na praça da Matriz e recebeu o nome de “Ponto Chic”. As mesas e cadeiras ficavam sob uma cobertura, tipo marquise, em volta da base da Coluna; na parte interna, o barzinho com portas para atendimento nos quatro lados.

Durante a semana, a maior frequência era à noite. As famílias lá se reuniam e levavam as crianças para que brincassem nos jardins da praça. Aos domingos, após a Missa das nove horas da manhã, ficava lotado, porém à noite, sempre era mais divertido, principalmente em tempo de novenas. Vinham pessoas de todos os bairros voltear na pracinha, ao som de uma boa música, levada ao ar pela amplificadora local, fixada no alto da Coluna. Momentos de descontração sob o ritmo tranquilo de um bolero, samba-canção, balada, baião, nas vozes encantadoras de Ângela Maria, Cauby Peixoto, Maísa, Nelson Gonçalves, Luís Gonzaga, Dick Farney, Nora Ney e tantos outros que me ficaram guardados no coração.

Uma das vezes em que me dirigia à escola - cursava a 3ª série primária no Educandário Nª senhora do Carmo - parei no “Ponto Chic” a fim de comprar uma merenda e, pela primeira vez ouvi pelo rádio não sei de onde, Dick Farney cantando “Fiz meu rancho na beira do rio/ meu amor foi comigo morar/ e na rede, nas noites de frio/ meu bem me abraçava pra me agasalhar.// A saudade mata a gente, morena/ a saudade é dor pungente, morena/ Bis.//” Essa melodia arranchou-se na minha memória e sempre, que a escuto, lembro daquela manhã, da merenda gostosa que levava para a escola. Esse cantor, para os mais jovens, nunca existiu, porque há muito saiu do mercado musical o que é uma pena, pois foi uma das mais lindas vozes que conheci.

Numa cidade pequena como é a minha, qualquer realização cultural, religiosa ou de entretenimento, é motivo para deslocar a população para o centro. Naquela época, a atração, o ponto de convergência era o “Ponto Chic”. De lá, podíamos ver as paradas cívicas no dia 7 de setembro, onde desfilam os colégios da rede particular e as escolas públicas; os comícios em tempo de eleições; as procissões promovidas pelas igrejas, as comemorações de Natal e ainda o Carnaval de rua.

Numa dessas ocasiões em que as pessoas disputavam lugares nas mesas, estava com uma amiga saboreando um refrigerante, quando duas jovens vieram sentar-se conosco. Eram de um distrito vizinho. Após alguns minutos, iniciaram conversa à parte:

_ Sabe, Celeste, gosto muito de vir pra cá, é o melhor lugar daqui pra gente passear, encontrar com o namorado... Não acha? _ Indaga, olhando para todos os lados.

_ Também gosto, Laurinha. Vem muita gente e gosto de ficar admirando os vestidos, as jóias, os penteados, os modelos dos sapatos... Viu como está vestida a Gabi, hoje? Olha o penteado da mulher... A bolsa da mulher!... Tá um luxo!

_ Tá mesmo, Ce. Gosto daqui, já disse, mas é pelo nome do bar: “Ponto Chic”... Não vê que a gente fica chic também? Veja se estou bem!... Aqui só tem gente elegante, chic! Até os rapazes vestem suas roupas bonitas, novas, para virem encontrar com as namoradas... O nome do lugar que a gente frequenta, influi muito. Chic! Sabe lá o que é a gente ser “chic”!...

O “Ponto Chic” funcionou até os primeiros anos da década de 60. Após desativado, construíram batentes em volta da base da Coluna e a certa altura, colocaram uma TV em preto e branco onde assistíamos aos domingos, um tanto desconfortáveis, de pé, olhando para cima, ao “Programa Flávio Cavalcante” e durante a semana, “A Grande Parada”, “Chico Anísio Show”, “Moacir Franco Show” e muitos outros. Assistimos também, em 20 de julho de 1969, ao maior acontecimento mundial dos tempos modernos, “A Chegada do Homem à Lua”.

Foi uma saudosa relembrança que me levou a escrever esta modesta crônica, com o propósito de mostrar aos jovens conterrâneos, que existiu nos anos dourados do passado, um lugar bem no coração da nossa querida terrinha, onde pudemos passar momentos de lazer agradáveis e inesquecíveis: o “PONTO CHIC.”

***

Maria de Jesus, Fortaleza,30/07/2013

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 30/07/2013
Reeditado em 31/07/2013
Código do texto: T4411800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.