ELA (A VIRGINDADE) DE NOVO

Concordo que novela faz parte da cultura Brasileira, do intelectual ao que não é alfabetizado, todo mundo já viu algum capítulo de novela, nem que tenha sido por uns breves minutos, enquanto procurava algo melhor para assistir, ou mesmo que jamais tenha visto, certamente ouviu um bordão de novela ou o comentário no ônibus sobre alguma cena ou personagem marcantes.

Eu às vezes assisto alguns capítulos, nos momentos de ócio ou quando a TV por assinatura não oferece opções melhores, vejo personagens esteriotipados, construídos tendo em vista os sonhos dos espectador, para que ele veja o que ele queria ser, bem diante dos seus olhos, com aparência, voz e história de vida, ou personagens que retratam um segmento social, de modo a fazer com que o público se identifique e torça por si mesmo.

Novelas retratam sim a realidade hodierna, situações da vida que estão em voga, mas exerce uma influência mais palpável, pra não dizer pandêmica, ao ditar moda, bordões e alterar costumes oferecendo modelos de condutas e pensamentos.

Achei bem interessante em como a novela atual trata dois temas espinhosos, o primeiro nem tanto, mas que ainda causa calorosos debates: Virgindade e casamento gay, e como a faceta de influenciar comportamentos e pontos de vista é feita de forma ostensiva e até agressiva; Uma personagem já tem uma certa idade e ainda é virgem, gordinha, não tão atraente, desengonçada ela parte para uma odisséia em busca de sua primeira vez e acaba se metendo em divertidas situações, sua personagem parece não ter outra preocupação na vida, talvez porque sua melhor amiga seja linda e tenha uma vida sexual ativa que aguça sua curiosidade, e encara essa sua situação como um problema a ser corrigido com o primeiro que aparecer, o qual tem que ser necessariamente bonitão nos padrões atuais, virgindade hoje não é mais um tabu, a menos para alguns circulos religiosos, quem se mantém virgem a despeito de seguir alguma crença religiosa, o faz por uma questão de convicção e ideologia, mas o fato de não ser mais um tabu como já foi, não faz dela um tema menos delicado, ainda muito importante para as mulheres, a influência que o comportamento da personagem pode causar em meninas e mulheres sexualmente inexperientes pode ser nociva porque convida à imprudência, por parte de quem assiste, pelo pouco que vi não existe critério na escolha, apenas deve ser bonito, não há alusão à prevenção de doenças nem à gravidez, o objetivo é perder a virgindade para ter assunto com as amigas, e isso pra uma personagem madura, penso porque não poderia ser o contrário: uma garota linda, moderna firme em suas convicções, que tenha um critério de escollha e que dispense os aproveitadores, aguardando somente a pessoa ideal, e olha que nem precisaria esperar o casamento; mas não, a personagem virgem tem que ser gordinha, desajeitada, para fazer todo mundo rir, e quem for virgem tentar não ser mais como ela a todo custo mas... é novela... ficção, o objetivo não é prevenir nem ensinar, é entreter e ganhar dinheiro, entendo.

Diferente é o caso do casal homossexual que quer ter um filho biológico e para isso procura uma mãe de aluguel, em um assunto, banalizam e debocham, no outro “coisificam o humano”, como diria Drummond, mas nessa situação, vê-se o carinho com que a questão é tratada, o casal homossexual é bonito, bem sucedido, queridos por todos, seu pleito, legítimo como o da virgem, é tratado com toda sensibilidade, cuidado e respeito, e assim deve ser, porém ambos os assuntos deveriam ter o mesmo tratamento, não sou um defensor implacável da castidade antes do casamento, mas a verdadeira castidade não é física, e sim moral e mental, a honra de uma mulher não se resume a seu hímen, mas no respeito por si mesma, de reconhecer que o sexo é uma força criativa que dever ser usada com cuidado, em sintonia de sentimentos entre os consortes, assim como à maternidade não se paga aluguel, a virgindade não é algo que se perde. É preciso parar com os esteriótipos e encarar questões delicadas com naturalidade, gays não são promíscuos, eles também querem ter a sua família e virgens não são desesperados por sexo, são apenas um pouco mais seletivos, para o seu próprio bem.

29/07/2013