Médicos Importados?

I

No lugar de médicos de outros países que tal seguir a ideia de agentes de saúde tipo "pés-descalços" usados durante a Revolução Chinesa de Mao Tse Tung? Enfermeiros, paramédicos, farmacêuticos, técnicos, pessoal prático, etc., poderiam formar uma força tarefa para ajudar os médicos em atendimentos e triagem. Com a diferença do dinheiro com que os médicos (de Cuba??!!) seriam pagos poder-se-ia equipar as unidades de saúde. A esses ajudantes já da área e pré-qualificados, seria dado um curso de alguns meses. O certificado com direito a pontuação para o vestibular de medicina, como incentivo. Poderiam sim prestar um serviço ao SUS ou em postos avançados no interior por pelo menos três anos.

Muitos tomando o gosto e aproveitando o incentivo poderiam se tornar posteriormente bons médicos. Isso, bem administrado, supriria a carência de médicos sem precisar importá-los.

II

Dizem que trazer os médicos de Cuba, sem exame de validação, é para legalizar a entrada de filhos de políticos e de apadrinhados dos movimentos tipo MST que foram estudar medicina em Cuba. Esta suposição grassa nos sites de relacionamento e na imprensa eletrônica. Alguns até dizem que somando a esses brasileiros que lá fizeram o curso de medicina viriam outros que seriam médicos “guerrilheiros” para ministrarem nos mais longínquos rincões de nosso país a receita da democracia socialista de Mandel.

Então sou levado a um raciocínio:

Haveria "pagamento" por esses “médicos” à ditadura de Cuba. Suponhamos que 15 mil reais à agência cubana responsável pela remessa (leia-se ditadura cubana). Os "médicos" receberiam uns cinco mil reais pela tal agência. Com isso a ditadura cubana recebe do Brasil 60 milhões de reais mensais e lá, como é ditadura, parte desse dinheiro reverte à cúpula dos “gestores da terceirização”. Esta é uma suposição e os números são exemplos. A pulga coça atrás da minha orelha! São vários os interesses espúrios e até agora não contemplei nenhum que seja legítimo. Desculpem, ou eu sou um péssimo entendedor, ou está mal explicado.