Comunismo, Democracia, Ingenuidade e Responsabilidade

Dizem que alguns núcleos em universidades aqui no Brasil estão estudando o comunismo ou socialismo. Adquirir conhecimento sempre é bom, ainda mais quando para não se repetir os erros e se reconhecer e melhorar os acertos. O que não é bom é fragmentar e insuflar as frágeis e idealistas mentes da juventude acenando com um mundo perfeito onde o arco iris se restringe a uma única cor. Jovens, cuidado! Isso se chama lavagem cerebral. Age como a droga para os incautos e ingênuos; basta, normalmente, uma vez para viciar.

Podemos de certa forma dizer que na democracia o relacionamento econômico dá-se através do capitalismo, onde uma das relações é patrão e empregado. E o empregado tem oportunidade e direito de se tornar patrão, basta querer e ser competente. Não esqueçamos das profissões liberais, e de todas as outras que fazem o universo econômico da democracia. Na democracia você é o responsável por você e pela escolha e invenção de suas cores, de seu sucesso.

O discurso idealista do comunismo onde tudo é de todos é o paraíso utópico. Na verdade o seu patrão será o Estado, qualquer escolha sua será policiada em nome de interesses comuns, mas na verdade pelo Estado. E o Estado sempre será a "cúpula" (com privilégios de príncipes guardiões da Verdade!!!) a lhe mandar e você nunca terá a prerrogativa e a oportunidade de ser empreendedor independente, ter a sua própria vida e escolhas, ser até exemplo para os demais.

No comunismo ou socialismo você só tem um partido que é o mandatário, ou seja, que manda em você e no povo. Muitos jovens se veem neste partido, fardados e com uma metralhadora embaixo do braço, dizendo isso e aquilo para a massa que lhe é subalterna, esquecendo que nesta massa estão seus pais e irmãos. O subconsciente fascista que todos temos fala mais alto nessa hora e arvora-se em um falso e inconsistente orgulho de que se está escrevendo uma nova história. Jovens e senis intelectuais caem nessa armadilha, esquecendo-se que se houver arrependimento, discordarem de qualquer palavra de ordem, serão executados em nome de crime hediondo de opinião contrária.

Devemos, com a nossa visão e experiência, colaborar com estes jovens que tem energia e idealismo para que não caiam no "canto das sereias" como muitos de nossa geração caíram. Devemos aprender com a história. Não fosse a intervenção militar em 64 e muitos desses jovens não teriam nascido, pois a carnificina em nome de "crime de opinião" provavelmente teria fuzilado muitos de seus pais. Se não abrirem os olhos e deixarem o comunismo/socialismo entrar pela porta da "democracia socialista" (Mandel) escancarada pelo PT, poderão não ver também seus filhos e netos pelo mesmo motivo citado acima.

Sim, jovem, temos que melhorar a Democracia e o Sistema Capitalista tornando-o mais sociável e humano. Mas jamais ressuscitar ou criar sistemas que vão contra a sua e minha liberdade.