Inconfidência: Liberdade ou Comunismo!

"Libertas quae sera tamen", lema da Inconfidência que figura na Bandeira de Minas Gerais. A Liberdade é a maior prerrogativa e conquista para o ser humano atingir os cumes do conhecimento e também do auto-conhecimento, vislumbrando os horizontes do Universo. Na busca desse mister vale a pena ser banido do "bando" e buscar os que querem e precisam voar mais alto e testar os limites. Fernão Capelo Gaivota, um livro que merece ser lido e relido.

Agora, nas mesmas Minas Gerais dos Inconfidentes, por ironia na própria terra do Tiradentes, os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto fundaram o Centro de Difusão do Comunismo. Em princípio, não acreditei. Achei que fosse um Centro de Estudos do Comunismo, o que é importante por ser cultura e conhecimento. Mas difusão??!!!??? - Cercear as próprias asas em nome das migalhas do bando? Não poder voar, ser poeta, escritor, criativo e independente. Não poder sonhar com um carro último modelo, com uma viagem à Paris, com os filhos nas melhores escolas??? - Deixar-se ser moldado? Onde está o brio e amor próprio desses estudantes? A individualidade?

Por favor, não se nivelem por baixo e nem pela média! Não sejam medíocres (desculpem a expressão!).Tenham orgulho e sonhem mais alto. Sonhem com e pela Liberdade. E façam jus a ela.

Afinal antes agora, do que tardia ou nunca...

Se querem desfraldar uma bandeira vermelha, que o façam com a Bandeira de Minas

que tem o seu vermelho contido no Grito da Liberdade.

A democracia não é para ser reinventada, e sim aperfeiçoada. Outros sistemas testados precisam ser reinventados ou esquecidos, que façam parte da história.

O que é melhor: reinventar a roda ou aperfeiçoá-la?

Igarapé, março de 2013

Armando Valenzuela