Arrogância? Aham... Sei...

Na última década foram incontáveis os filmes, seriados e desenhos animados a respeito de super-heróis e, nesse estilo em particular, noto que, modernamente, tem-se deixado de lado os superpoderes que os colocam em um panteão acima do restante da humanidade, para enfocar justamente... sua humanidade.

Uma das cenas de filme “Os Vingadores” chamou-me à atenção e me fez refletir sobre a necessidade de se pensar no significado de alcunhas que, hodiernamente, usamos, a película trata de uma história em que 06 heróis se reúnem com o fim de salvar a Terra de uma ameaça extraterrestre, é bom que se diga que tal reunião não foi voluntária, cada um a seu modo se achava com poder o bastante para deter a ameaça sozinho, e essa involuntariedade põe em xeque o patriotismo e senso de dever do Capitão América, a nobreza e responsabilidade de Thor, o conflito entre instinto e razão de Hulk, a coragem humana do gavião arqueiro e viúva negra, e... a arrogância do Homem-de-Ferro.

Sobre as virtudes, não há o que se falar, são modelos de conduta ideal que tentamos ou deveríamos tentar tê-las, mas os defeitos são mais intrigantes e são exatamente eles que revelam o humano por trás do herói, mas... quando tal defeito existe, o que não acho que seja o caso do Homem-de-Ferro; em determinado momento do filme, quando a convivência faz as personalidades entrarem em choque, o Capitão América, usando de um tom de superioridade, questiona a Tony Stark o que ele é sem a sua roupa de metal e a resposta vem em um tom de obviedade; “Gênio, Playboy, Bilionário e Filantropo, isso, prontamente, é encarado como arrogância, mas a meu ver não é o caso, pois ele, de fato, possuí essas qualidades que atribuí a si mesmo, qualidades que nem precisariam ser ditas, pois saltam aos olhos, arrogância é aquele pensamento de supervalorizar algo que se tem como patrimônio material ou personalíssimo, sem ser este supervalioso, Stark apenas reconheceu que é um “Gênio, pegador, e bilionário”, coisas que 95% dos homens (incluindo este escriba) queriam ser; mas que em Stark soa como arrogância às mulheres que veem Stark como arrogante e que dizem sumariamente que jamais sairiam com ele, seria o caso de se perguntar se algum dia algum gênio, playboy, bilionário e filantropo se interessou por elas (Eu falo de Bilionários e não de alguém com “bom emprego”, eu falo de Gênio e não de um cara que passou em um concurso concorrido, ou qualquer outro status social que não seja Bilionário) muitas vezes o que os homens e mulheres lastreiam como arrogância, em sua psiquê não passa simplesmente de recalque.

Jorge Luís – 12/07/2013