Por falar em estágios...


 
Seria muito bom que prefeitos e governadores, antes de se eleger, fizessem estágio em países mais desenvolvidos do que o nosso. Assim, poderiam aplicar aqui a solução de problemas pelos quais esses países já passaram e conseguiram resolver. Em primeiro lugar, o respeito à coisa pública. Depois, aplicar recursos públicos em benefício da população. Não estou pensando ainda nos grandes problemas como saúde, educação ou segurança. Quero tratar apenas de coisas mais simples, tais como cuidar bem das cidades e rodovias, não deixando com que elas se esfacelem para depois começar as reformas. Instalado o caos, dificilmente se terá verbas ou meios para resolver todos os problemas de uma vez.

Não adianta somente tapar buracos em ruas e estradas, as chuvas virão, os caminhões passarão e os buracos voltarão. É necessário investir num bom asfaltamento que vá durar pelo menos uns quinze ou vinte anos. As faixas, sim, devem ser regularmente repintadas. Isto reverte em economia e segurança das pessoas, pois evita desgaste dos veículos e acidentes graves, além de ser muito mais agradável circular por lugares bem cuidados. Sem falar nos painéis de informação para que ninguém se perca e fique rodando até achar o bom caminho.


Faixas de pedestres um pouco afastadas das esquinas e precedidas de semáforos permitem aos cidadãos atravessar as ruas com mais tranquilidade. Os carros podem dobrar a esquina, mas terão que parar ao sinal vermelho.  

Recentemente, viajando pela Espanha e Portugal, pude sentir na prática como é bom rodar por estradas lisinhas, sem um buraco sequer. E não são somente as auto-estradas, as
‘nacionais’, como eles chamam, também são assim, até mesmo aquelas de pista simples (mão e contra mão) que cortam os campos pelo interior desses países.


Outro dia, assistindo ao Tour de France pela TV, fiquei com ‘inveja’ ao ver os ciclistas pedalar em alta velocidade nas estradinhas sem medo de cair em crateras...

Por aqui, até em calçadas eu torço o pé!

Reparem na foto: asfalto, faixas, calçada e estacionamento de motos.




(*) Foto: Beatriz Cruz - Carrer Consell de Cent - Barcelona