HOUVE UM TEMPO

Houve um tempo em que, às crianças, era negado dizer certas palavras, fazer certos gestos, ir contra certas ordens, tomar certas atitudes, não cumprir as obrigações... Houve um tempo em que era terminantemente proibido ser mal-educado, falar com um tom mais elevado com os mais velhos, não respeitá-los a autor(idade)... Houve um tempo em que se ensinavam nas escolas a cantar o hino nacional e a pintar a bandeira do país... Houve um tempo em que a chuva era uma dádiva, porque houve um tempo em que se plantava muito mais, se brincava na enxurrada sem medo de uma doença... Houve um tempo (não perfeito, mas houve) em que as famílias cumpriam horários e nas ruas havia mais silêncio e mais ordem. Houve um tempo em que se acreditava mais nas autoridades: A menina sonhava em ser professora e o menino queria ser um homem honesto como o pai... sim, houve um tempo em que as crianças tinham um pai e sonhavam... Houve um tempo em que se acreditava e se temia mais a Deus, se falava bem sobre Ele... Houve um tempo em que o padeiro, o leiteiro, o jornaleiro, deixavam seus produtos na porta do cliente pela manhã e ninguém roubava... Sim, houve esse tempo em que não se mexiam nas coisas alheias... Houve esse tempo em que as crianças se divertiam com qualquer coisa colorida: um livro cheio de imagens, um álbum de figurinhas... Houve um tempo em que os cães brigavam com os gatos e os gatos descontavam nos ratos... Houve um tempo em que as coisas eram muito mais ordenadas, se podia até fazer a previsão do clima pelo aspecto do céu com menos chance de errar... Era um tempo melhor que nosso tempo e ninguém sabia... Hoje, meus amigos... Hoje o que dita é a liberdade... A liberdade das crianças, dos jovens e dos velhos... A liberdade de escolha e de expressão, a liberdade e a LIBERALIDADE, a LIBERALIDADE de tudo... onde podemos ser livres como quisermos. Frase bonita essa: "livres como quisermos". O problema é que não sabemos usar dessa nossa liberdade e, ao invés de construirmos um tempo melhor com ela, temos que lamentar sobre o tempo que houve.

Kleiton Muniz
Enviado por Kleiton Muniz em 07/07/2013
Código do texto: T4376765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.