Nos jardins do Alhambra

 
Quando eu perambulava pelos jardins do Palácio do Alhambra, em Granada, cruzei com um risonho grupo de garotas e garotos adolescentes. Percebendo que falavam francês, não me contive, fiz um comentário: Ué, pensei que as férias de Páscoa já tivessem terminado... Alguns pararam com ar intrigado. É, já terminaram, disseram. E vocês estão passeando aqui em tempos de aula?... Eles se entreolharam desconfiados, certamente pensando que eu era a mulher mais chata e intrometida do mundo. Afinal, o que é que eu tinha a ver com isso? Na verdade eu não tinha nada mesmo, era só curiosidade e vontade de papear um pouco com os jovens. Acabei sabendo que eram alunos da ‘troisième’ (oitava série do Ensino Fundamental), estavam ali em “classe pédagogique”, como disseram. Quer dizer, vieram da França acompanhados de professores para aprender História, Arquitetura, Cultura, além da língua espanhola... in loco.

Naquele momento voltou-me à lembrança o dia em que, nos meus tempos de ginásio, a professora de Latim fechou as cortinas da sala, apagou as luzes e se pôs a passar slides de Roma. Maravilhadas, vimos o Coliseu, as Termas de Caracala, o Vaticano, as Catacumbas, a Via Ápia... Nunca mais me esqueci daquelas imagens! E bem mais tarde, anos e anos depois, senti uma grande emoção em conhecer tudo aquilo ao vivo.



(*) foto da autora: fonte nos jardins do Palácio do Alhambra