Uma visita especial


Assim que chegamos em Granada, depois de longa viagem de carro, meu filho entrou na internet pensando em comprar entradas para visitarmos o palácio do Alhambra. Ficou assustado, só havia possibilidade para uns seis meses depois... Percebendo nosso desapontamento, um funcionário do hotel explicou que todos os dias a bilheteria abre às oito horas em ponto e vende um número X de entradas. Se vocês estiverem lá bem cedo terão chance. Seguimos seu conselho e pudemos visitar o Palácio sem problemas.

Construído há mil anos, serviu primeiro como fortaleza, depois se tornou o palácio do Sultão de Granada no tempo da ocupação árabe na Espanha. Situado no alto de um morro que domina a cidade, é um enorme complexo de edifícios entremeados de jardins floridos e fontes por todo lado. Sua arquitetura é tão grandiosa e impressionante que eu nem consigo descrever. Colunas e paredes minuciosamente trabalhadas parecem feitas de renda. Depois da Reconquista pelos Reis Católicos, em 1492, ainda foi utilizado por governantes cristãos e mais tarde permaneceu abandonado durante séculos, até começar a ser restaurado por volta do século dezenove. Hoje, muito bem conservado, é Patrimônio Mundial da Unesco e uma das maiores atrações turísticas da Espanha.


Visitá-lo é viajar no tempo e na História.



(*) foto: da autora