Comemorando o Dia de são Pedro.

Comemorando o Dia de São Pedro.

*

“São João disse,

São Pedro confirmou,

Que vais ser meu (minha) afilhado (a)

Que Santo Antônio mandou”.

(A madrinha ou o padrinho diz a quadra e dão uma volta em torno da fogueira, repete três vezes, alternando os nomes dos santos. Abraçam-se e uma pessoa ficou batizada. A outra é a madrinha ou padrinho.

*

Alguém conhece este ritual de batismo que as crianças usavam nos dias de fogueira das festas juninas? Incrível como eram críveis as pessoas batizadas nessa brincadeira infantil. Era como se fosse um ato sagrado semelhante aos realizados nos templos religiosos. Talvez por serem invocados os nomes de três Santos fortes e queridos na história da Igreja. Dois deles, amigos de Jesus – Pedro a quem confiou a Sua Igreja, dizendo: “Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”; e João Seu primo amado, filho de Isabel prima de Maria Sua Mãe. Antônio, mais moderno, tornou-se eleito dos altares, por suas virtudes altruístas junto aos necessitados na vida terrena e, ainda após a morte, como o Santo casamenteiro. Então, quem ministra casamento, também realiza batismo.

Há pouco tempo, uma tia minha já bem velhinha na casa dos noventa anos, morando com minha irmã, necessitou de alguém que lhe ministrasse a domicílio, a comunhão aos domingos. Ficando próximo ao Dispensário dos Pobres, foi fácil conseguir uma das Filhas da Caridade para resolver o problema. Depois da Missa das sete horas, ela chegou trazendo a âmbula em que conduzia Jesus - Hóstia. Recebi-os com respeito e levei-os até minha tia.

_ Bom dia! Como está esta jovem?

_ Tô vivendo, Irmã. Como se chama? _ Perguntou, segurando-lhe a mão.

_ Irmã Maria José. Sou de Bela Cruz, mas moro aqui nesta cidade.

_ É?... De Bela Cruz?... Eu também sou de lá. No meu tempo, era chamada Santa Cruz.

_ Olha, que coisa boa! Somos conterrâneas. Como é seu nome, vó?

_ Rita Noeme, mas me chamam Ritinha...

_ Meu Deus!... A senhora é filha do Seu Chico Chagas que morava em frente à Igreja Matriz?

_ Tá falando com ela mesma...

_ A senhora é minha madrinha de fogueira! Da fogueira de São Pedro! Não se lembra?

_ Eu tenho muitos afilhados de fogueiras, mas... Você é a Maria José do .... Ah! Tô me lembrando... E você foi ser freira?

_ Sim, graças a Deus. Estou muito feliz, assim, servindo o Senhor Jesus.

_ Ô menina, que coisa bonita!...

As duas se abraçaram, se abençoaram e passaram a conversar. Depois de colocarem os papos em dia, minha tia comungou. E todos os domingos era a mesma coisa, um dia alegre e abençoado.

Hoje, dia de São Pedro, é dia de fogueira comemorado com muitas festividades aqui no Brasil, principalmente no Nordeste. É o grande Santo considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. Segundo a crença popular, São Pedro tem a chave da porta do Céu e só entra lá quem não tiver nenhuma dívida com o Senhor do Reino Celeste.

*

Maria de Jesus Araújo Carvalho

Fortaleza, 29/06/2013

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 29/06/2013
Reeditado em 02/07/2013
Código do texto: T4364495
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.