A  MALDADE

 
O que é a maldade? No dicionário  diz: QUALIDADE  DO QUE  É  MAU, PERVERSIDADE, CRUELDADE .  INTENÇÃO CUJO OBJETIVO  É RUIM, OFENSIVO.
TALVEZ UM PSICÓLOGO EXPLIQUE MELHOR O SENTIDO DA MALDADE.
CLARO QUE PARA MIM, QUE NÃO SOU OBRIGADA A SABER, EU ACHO QUE É UMA CARACTERÍSTICA DOENTIA DE PRECISAR FAZER UM SOFRIMENTO A ALGUÉM OU A ALGUMA COISA. UMA COISA DA QUAL TEM INVEJA, POSSIVELMENTE. E ALGO QUE CONSISTE NAQUILO QUE NÃO É, E QUE NÃO POSSUI.
EU SOFRI NA VIDA UMA MALDADE. E SEU EFEITO FOI TÃO ABRANGENTE QUE NÃO SEI O QUE FOI, POIS DEI POR MIM SEM SABER MAIS DE MIM E DAS COISAS DA VIDA. AUSENTEI-ME  TAL UMA DEFESA PSICOLÓGICA , POSSIVELMENTE. AUSENTEI-ME DA VIDA E DA FELICIDADE, POIS ERA UMA MALDADE QUE NÃO PODIA COMPREENDER, NEM SEQUER PERCEBI QUE ERA MALDADE.
APENAS IGNOREI E CONTINUEI VIVA, MAS EU NÃO SABIA O QUE ERA VIVER TAMBÉM.
CONTINUEI A VIVER SEM SABER  O QUE ERA VIVER. ASSIM FEITO A MORTE QUE A GENTE NÃO SABE EM QUE CONSISTE.
ESQUECI QUE ERA ENGENHEIRA E O QUE  ERA EU, ASSIM COMO DEIXAR  DE EXISTIR.
HOJE RECEBI O TELEFONEMA DA EMPREGADA QUE CUIDA DOS MEUS BICHOS, TERRAS E CASAS. COMUNICAVA QUE MEUS CÃES ESTAVAM MUITO MAL E UM DELES PARECIA QUE JÁ IA MORRER. ESTAVAM MUITO DOENTES, COBERTOS DE PULGAS E FERIDAS.
COMO ELA NÃO ENCONTROU NENHUMA  AJUDA NEM SOLUÇÃO, ELA ESTAVA TELEFONANDO, AVISANDO DO ESTADO DELES.
COMECEI A SOFRER, PERCEBENDO QUE NÃO IA AGUENTAR PERDÊ-LOS. SÃO VELHOS DE QUINZE ANOS, AMADOS ,E EU TENHO DEIXADO NAS MÃOS DESSA EMPREGADA SERES TÃO PRECIOSOS. SEI QUE NÃO SERIAM TRATADOS TÃO BEM COMO EU FAZIA, MAS TAMBÉM QUE CUIDARIAM O TANTO NECESSÁRIO  PARA ELES FICAREM SAUDÁVEIS. ELA RECLAMAVA O PAGAMENTO DO MÊS CORRIDO. MANDEI AGUARDAR O VETERINÁRIO.

E O SOFRIMENTO, LIVRE  PARA REFLETIR E AGIR, JORROU E VI QUE É MUITO SOFRIMENTO ELES DEIXAREM DE EXISTIR.

TAL DOR ABRIU UM ESPAÇO DENTRO DE MIM DE TOMAR RESOLUÇÃO DE ACUDÍ-LOS E SALVÁ-LOS. Lembrei do veterinário de Corrêas e telefonei imediatamente e mandei pegar e interná-los, e salvá-los se possível. E FUI PRONTAMENTE ATENDIDA e ele, chegando lá não encontrou ninguém, mesmo gritando e buzinando.

MANDEI QUE ELE abrisse a porta a força e levasse os meus bichos, urgentemente.

Estou escrevendo sobre a MALDADE, o que me deu um impulso de falar com a MINHA vizinha e contar a minha história, a um alguém, um ser humano, pois minha cabeça, nesse sofrimento se abriu de coragem que eu já tinha passado pela maldade, a maldade que supus ser vítima um dia lá longe da minha vida. Aliás sofrer pelo meu cão ser mal tratado me lembrou os vândalos das manifestações e sobre os quais pensei em refletir porque fazem isso, qual a origem dos seus atos e depois escrever sobre esta figura do mal.

 Abriu-se uma janela em mim que o sofrimento tido um dia, nunca vir à tona, precisava ser dito em palavras vivas para o seu entendimento final. Pois nunca falei disso,nunca falei para os meus filhos achando que não poderia, nem para meus pais e irmãos, ninguém. Uma coisa não sabida, que melhor ainda era ficar como estava, de vez que já superara.
Só a dor abre ou fecha janelas ou portas.

O médico veterinário telefonou-me e as noticias gravíssimas. é que senti a dor.
_Vão morrer?.
_Não disse ele, estão sendo internados, exame de sangue, soro, limpeza das pulgas e carrapatos, feridas graves, caquéticos.

AVOZ DE UM ANJO foi o que ouvi. E o agradecimento eu fiz a Deus, e confiei no médico. Chorando eu confessei que eles "são meus filhos".

Mais calma, lembrei do meu sofrimento do passado.
Ninguém pode e nem deve ocultar que perdeu uma perna. Está a vista de todo e qualquer um que botar os olhos em tal coisa. Só o dono consegue achar que não perdeu a perna, consegue não ver, pois A DOR É TEMIDA E INTOLERÁVEL, isto em simples palavras. hOJE EU SUPEREI A DOR.