NÃO SE AGUENTA MAIS...
Para não perder a boca torta do cachimbo, como velho repórter,observando que alguns de meus leitores,na “estatística” do site, são brasileiros e brasileiras que estão nos Estados Unidos,Itália,Japão,até a Turquia(?) não poderia ficar inerte sem mandar uma mensagem afetuosa e esclarecedora a quem pacientemente lê o <recanto das letras > e alguns brasileiros que estão por aqui,colegas e companheiros escribas,para comentar o que vem ocorrendo neste País,com isenção. Ao mesmo tempo,fico emocionado até onde chego e com que paciência me aturam...Em todo caso,vamos lá.
O Brasil acordou...de povo manso e pacato,cordial e hospitaleiro,de repente, por causa de R$ 0,20 (vinte centavos) de aumento nas tarifas dos ônibus em São Paulo, o povo se levantou pacificamente e tomou as ruas...num fenômeno impressionante,sem que houve qualquer participação de partidos políticos e ou movimentos,no gênero, em plena Copa das Confederações.À frente,supostamente,estaria  a insurreição o chamado mundo da <internet>,que,de repente,virou uma arma na mão do povo,liderado por jovens,que não viram sequer a deposição do ex-presidente Collor e mesmo anteriormente o chamado “golpe de 64”.São pessoas livres e descompromissadas com grupos e partidos que levaram  de milhões de pessoas em dezenas de Capitais e cidades do Interior do País, às ruas e praças...
Esse movimento passou despercebido até mesmo por qualquer  suposto “serviço de inteligência”, pegando os governos despreparados para agir. Foi o que aconteceu.O movimento aumentou,com a repressão da Polícia Militar em São Paulo,que por absoluta incompetência, agiu com truculência contra um movimento desarmado e queria atingir a via principal de Sampa,a famosa avenida Paulista. Essa violência que deixou muitos feridos indefesos foi a chama que incendiou o País...Gás lacrimogênio,gás pimenta,bombas de efeito moral, tiros de balas de borracha,e assim foi...
Dirão vocês que estão longe o “gigante deitado eternamente”, acordou com esse fenômeno de massa que chama a atenção do mundo?
Vocês que conhecem o País sabem agora que a população brasileira,em todos os níveis,em especial,os estudantes,a classe média e outros segmentos, tomaram uma atitude de civismo,   civilidade,brasilidade, com exceção de alguns oportunistas e baderneiros de plantão promovendo alguns saques,que foram reprimidos,mas o cerne da questão é outra...a não violência, o não partidarismo, o basta com os políticos que pululam os mais diferentes segmentos do poder,no executivo e legislativo nacional,em todos os níveis. O povo cansou de tanta corrupção,de ser massa de manobras,de ser cidadão de segunda classe,quando o País, em tempo recorde, construiu monumentos,caríssimos, para a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo,esta prevista para 2014.”Panis et circus” O povo estava há anos sendo maltratado pela ausência de uma saúde pública e de hospitais dignos.As UTIs públicas estão falidas.O povo morre nas filas,aguardando assistência médica de urgência.Conforme disse em outra crônica o povo em Sampa e mesmo em todo o País tem um serviço público de péssima qualidade.Os ônibus caros e superlotados.O metrô não dá conta da demanda. O estopim foi deflagrado e não se sabe para onde vai chegar essa manifestação cívica -patriótica.Enquanto isso,a presidente Dilma- acomodada nas pesquisas de alta popularidade-  pegou (silenciosamente) o avião e foi para São Bernardo do Campo,reunir-se com seu “guru” o ex-presidente Lula, ao lado dos “marqueteiros” de campanha,para procurar uma saída para o País em chamas...Nada adiantou...Nem seu pronunciamento à nação convenceu... O povo chegou ao Congresso Nacional e alguns chegaram a tomá-lo parcialmente. Não tentaram com o Palácio do Planalto,pois,o Exército procurou manter a segurança e todos sabem que com as Forças Armadas não há como enfrentá-las. O povo procurou o lado frágil da segurança e o Palácio do Itamaraty é que sofreu, não com o povo,mas com os mais exaltados e ou vândalos que se aproveitam de situação de anormalidade social.
O País deu o seu recado...está cansado dos “inquilinos” do poder...em todos os níveis...gritando: “O povo unido jamais será vencido”.
Até mesmo o Projeto de Emenda Constitucional de no. 37, o povo assimilou... O que é a PEC-37? É no fundo a vingança dos políticos-parlamentares,do PT e base aliada,além de outros, que foram prejudicados pelo julgamento do “Mensalão”, iniciado com a denúncia do Procurador Geral da República, para sanear a nação dos crápulas e da vergonhosa divisão do “butim” no mais nefasto meio do “toma lá dá cá”- prática que ultimamente vêm sendo oficializada pelos “inquilinos”dos poderes,em quase todos os níveis.A PEC-37 quer deixar de mãos atadas o MINISTÉRIO PÚBLICO, em todos os níveis,federais e estaduais, e deixar as investigações somente para a POLÍCIA. O Povo não quer isso...A POLÍCIA  é paga pelo EXECUTIVO e certamente,pode ter o “rabo preso”. ESSA PEC-37 é a PEC DA IMPUNIDADE,por isso o povo está na rua e com razão.
O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.