Colcha de retalhos

amigo leitor pegue de um bom suco ,coloque u'a boa musica e tente ler...




Colcha de retalhos

Amigo leitor,quem me conhece ,bem que sabe que
costumo falar das coisas da alma,do Ser,do amor,das conversas com meu amigo o anjo Osvaldo,porém,hoje
tive a vontade de construir uma colcha de retalhos ou como se diz no nordeste,uma colcha de fuxico.Abandonarei minhas divagações filosóficas,devaneios semi insanos para refletir sobre o grande pensador Espinoza,filosofo do século XVII racionalista.Dizia ele;”O fim das ações do ESTADO é o Homem”.Parece que a classe dominante entendeu que a ação última é atender a sociedade.
O primeiro fuxico que costuro ao tecido é lembrança de meus sete anos,quando vi a foto de um homem simples,pobre operário,debruçado sobre o caixão do presidente Getúlio Vargas,vertendo lágrimas,doídas e sinceras.Veio-me o sentimento de que o povo humilde é puro em seu sentir...Passaram os anos e coloquei mais um retalho;Nos anos sessenta,participei da famosa passeata dos 100000 em repúdio a morte de Edson Luiz no calabouço por protestar pela má qualidade das refeições.Estudava no Colégio Pedro ll e mergulhei ,com paixão ,no pensamento socialista,lendo “O MANIFESTO”,discutia a necessidade de justiça,maior distribuição das riquezas.Súbito,após o grande comício na Cinelândia ,onde também participei,percebi que o sonho fora roubado pelo golpe militar.O desencanto foi total,até que um dia,saindo de uma agencia do Banco do Brasil,deparo-me com um senhor grisalho,sobrancelhas grossas,basta costeleta e um lenço vermelho em volta do pescoço.Este cidadão estendeu a mão,no que correspondi e,somente,segundos após, reconheci o envelhecido caudilho,Leonel Brizola!Seus discursos inflamados eram,agora,mais,tranqüilos,mas,sem perder a essência.
Novamente,aquele garoto idealista renasceu e com a vinda de Mangabeira Unger ,Darcy Ribeiro e a influência de Anisio Teixeira na proposta de uma revolução cultural.Amigo leitor,saibam que na medida em que debatia tal projeto,sentia que perdia amizades,chegando a ouvir a expressão “anticristo”.Infelizmente,novamente,o sonho não vingou!
O musico Geraldo Azevedo compôs u’a musica intitulada;”Tudo isso acontecendo e eu ,aqui na praça dando milhos aos pombos”.Pensei,então;”É melhor dar milho aos pombos...”Venho dando milho aos pombos até que surgiu o movimento passe livre que desencadeou manifestações grandiosas pelo país.Amigo leitor,sou pobre poeta que chora sonetos e poemas lamurientos,mas tentarei fazer rápida avaliação deste momento.Perdão aos que pensam diferente!
Amigo,nunca neste país,o pobre foi tão vandalizado,pela falta de educação,inclusão social,saúde precária onde morre-se nas filas de hospital.Contudo,o pobre conservou a capacidade fraterna,solidaria provocada pelo sofrimento.Ao contrario,a classe média,individualista,cada vez mais,desgastando valores importantes como a visão humanista na busca da conquista de bens de consumo.Não podemos negar que houve alguma transferência de riquezas para a classe C que passou a ter televisão,telefones ,proteínas...Nasceu,então o embrião da indignação e esta classe está a beira ,preparada para entra no jogo político de reivindicação.A minoria oligárquica verá tal manifestação como “perigo social”,grito de marginais...
Por outro lado,a classe media alta perdeu bens,e sua