PROTESTOS ATUAIS - UM BOM COMEÇO

Estou realmente feliz com as manifestações em todos os locais do País, embora eu reconheça e desaprove alguns oportunistas que estão se aproveitando disso para praticarem atos de vandalismo, mas é o preço a se pagar, afinal no meio de centenas de manifestantes tem sempre uns 10 que mancham o exercício legítimo do Poder. Finalmente os jovens, sempre tidos como massa de manobra e apolíticos estão tomando consciência de que é preciso renovação urgente nos rumos da nossa política e o momento não poderia ser mais espetacular: com o mundo de olhos voltados para o Brasil na Copa das Confederações, quando todo mundo estava iludido pensando que o País estava sorrindo em Berço esplêndido ( a alteração foi proposital) eis que os gritos ecoam de todos os lados, não importa a pauta, todas são legítimas, os vinte centavos a mais na passagem de ônibus parece uma coisa banal, e concordo que foi um ato legal e até feito abaixo da inflação, mas o aumento do preço sem a correspondente melhora do serviço é algo comum há muito tempo, aqui mesmo onde moro, na cidade de Araçatuba é assim, isso é inaceitável, pois a empresa concessionária do serviço público visa a lucro e o dever do Estado é zelar por um serviço de qualidade, o que não é feito a contento. Os gastos com a Copa do Mundo também entraram na ordem do dia, pauta que também é legítima, pois é um dinheiro que poderia ser usado em áreas tão necessitadas e disso todos nós já sabemos, faz-se um esforço colossal para entregar estádios modernos no prazo estipulado, enquanto hospitais, escolas, são sempre postergados, a Fifa não pode esperar, mas o povo....

Isso sem falar na total falta de ética ao se permitir que dois condenados pela justiça por corrupção ocupem lugares importantes na Câmara dos Deputados, coloque tudo isso junto com o acesso rápido e fácil à informação que hoje existe, mais centenas de jovens idealistas, empolgados com alguma ideologia e que não se sentem representados pelos partidos que existem por aí e eis o resultado nas ruas.

A meu ver, no entanto, está-se fazendo a coisa certa, mas pelos motivos errados, pois o que está errado não é a passagem cara sem a qualidade do serviço, não é a copa do mundo com dinheiro público, também não é o fato de parlamentares corruptos ocuparem cargos e excelência no congresso, isso tudo é efeito e não causa. A causa está na forma e no sistema de governo que o Brasil adota por um grave erro em sua história, quais sejam o República e o presidencialismo, após 124 anos de república, 36 presidentes, 09 golpes de Estado, e 07 constituições diferentes está claro que o sistema atual não funciona, ele faz com que o presidente eleito pelo povo faça acordos em troca de apoio político com os membros do Congresso Nacional. Acordos que envolvem cargos no Poder Público e interesses particulares nem sempre pautados pela lisura, pouco importa em quem votamos, ninguém jamais será o salvador do povo enquanto vigorar o nefasto sistema republicano no País, por isso eu opino que as manifestações não terão muito efeito prático a curto e médio prazo, pois não importa quem detenha o poder se direita ou esquerda, os acordos vão continuar e viveremos mergulhados em protestos até quando? Eu, assim como aqueles jovens, sou um idealista acredito que algumas reformas que já deram certo na prática devem ser feitas, entre elas as seguintes:

01 – A volta da Monarquia Parlamentarista com a consequente separação entre Estado e Governo

02 – Implementação do Voto Distrital

03- Adoção de políticas neoliberais na economia

Claro que não são todos que procuram conhecer a fundo como funcionaria cada sistema desse, mas o inconformismo com a realidade atual nos faz sempre procurar alternativas, por isso encaro esses protestos como um bom começo, é preciso amadurecer o inconformismo e protestar com uma pauta mais madura e que tenha um alcance mais profundo, meu realismo me diz que estamos no caminho certo.

Jorge Luís