Tele-marketing

Já estava atrasado quando toca o telefone. Pelas barbas do profeta, eu pensei. Não é hoje que eu consigo sair de casa. Hesitei, mas achei por bem atender a ligação. No outro lado da linha um desses operadores de “tele-marketing”. Tentei disfarçar dizendo que o dono da casa não se encontrava. Mas ele, muito simpático, desatinou o que parecia ser um texto já decorado:

- Boa tarde, dentro de alguns dias o senhor vai estar recebendo em sua casa um formulário para poder estar participando do nosso mais novo concurso. Somos a empresa “Tudo em cima”, especializada em equipamentos de exercícios. Se o senhor conseguir estar respondendo algumas poucas perguntas nossa empresa vai estar enviando ao senhor uma confirmação do cadastro por escrito e um formulário que deve estar sendo preenchido para poder estar ganhando uma esteira inteiramente grátis “Top de Linha”.

- Um momento, meu rapaz. Que história é essa?

- O senhor vai estar recebendo em sua casa um formulário...

- Não, não. Isso eu entendi, quer dizer, acho que entendi. Ah...Sei lá, entendi mais ou menos.

- Posso estar explicando pro senhor.

Não, pode deixar. Eu entendi. O formulário, o cadastro. Até aí tudo bem. O que eu não entendi é essa presepada toda.

- É um concurso que vamos estar realizando...Se o senhor puder estar...

- Que mania, meu rapaz!

- Pois não?

- Deixa pra lá. Quem escreveu este texto sobre o concurso?

- Como assim?

- Esse texto? Foi você quem escreveu este texto?

- Ah, não, esse texto vem lá de cima, ordens superiores...

- Pior ainda.

- Pois não?

- Nada não, esquece.

- Então? O senhor pode estar respondendo algumas

perguntas, coisa de três ou quatro?

- Não, não, assim não dá. Este texto que lhe deram está muito esquisito.

- Como assim?

- Esquisito essa coisa de sempre colocar três verbos na mesma frase. Que coisa! Você pode simplificar tudo isso. Seria muito melhor assim: Você pode responder algumas perguntas?

- Pois não. Quais?

- Quais o quê?

- Quais perguntas?

- Pelo amor de Deus, este é só um exemplo de como você

poderia simplificar a frase.

- Ah, sim.

- Preste atenção, ao invés de dizer “vou estar lhe enviando uma confirmação do cadastro...” você pode dizer “nós lhe enviaremos uma confirmação do cadastro”. Simples, não?

- Um verbo só?

- Só.

- Puxa, então no caso de “o formulário deve estar sendo preenchido...”

- Vixe! Aí já é demais! “O formulário deve ser preenchido” já tá de bom tamanho.

- Mas, são três verbos.

- Sim, mas tira o gerúndio.

- Tira quem?

- Deixa para lá.

- Podemos então, estar...(pausa) enviar o formulário?

- Olha, meu rapaz, estou na minha hora. Estava de saída quando o telefone tocou. E sabe do que mais? Eu vou estar analisando a sua proposta e vou estar dando um retorno assim que possível.

Ops! Essa coisa pega!

Crônica de Marcelo Candido Madeira publicada na Revista Via Brasil em 2006 na Suíça.

http://marcelomadeira.wordpress.com/