AZEITONAS NASCEM EM VIDROS?


 
Apesar de conhecer muita gente de sobrenome Oliveira eu nunca tinha visto uma oliveira ao vivo. Refiro-me à arvore que dá olivas, aquelas frutinhas que nem parecem frutas porque chegam até nós salgadas e que gostamos de mordiscar, principalmente em aperitivos. Elas também fazem parte de recheio de tortas e empadas e dão especial sabor a determinados pratos.

Sabemos bem de onde vêm as goiabas, mangas, abacates ou jabuticabas. E as azeitonas?... Como crianças que pensam que o leite dá em caixinhas, temos a impressão de que as azeitonas verdes nascem em vidros do supermercado e as pretas brotam em grandes potes nos armazéns, de onde são ‘pescadas’ quando vamos comprá-las. Ninguém dispensa o azeite de oliva para regar saladas, agora em versão exta-virgem etc e tal, sempre apresentado em belas garrafas com biquinhos especiais, todas importadas de Portugal e da Espanha e algumas da Grécia, porque esses países são os que mais cultivam as oliveiras.

Viajando de Granada até Sevilha, pude ver inúmeros oliveirais. Dos dois lados da estrada, para onde quer que eu olhasse, via oliveiras. Imensas plantações a perder de vista, umas bem organizadas, outras nem tanto, com suas árvores meio retorcidas, algumas já bem velhas e outras ainda novinhas. Dizem que oliveiras mesmo centenárias continuam a produzir.

Independente das plantações, há oliveiras por toda parte. Certa vez, quando paramos para um café em uma cidadezinha lá no interior de Portugal e deixamos o carro num estacionamento, quem garantia a sombra eram pequenas oliveiras. Todas floridas, algumas até com azeitoninhas querendo aparecer... Gostei de conhecer os pés de azeitona!



(*) foto da autora