ISONOMIA JÁ! AGENTES DE SAÚDE

Crônica

ISONOMIA JÁ! AGENTES DE SAÚDE.

Sou aquele que anda pelas ruas no sol, na chuva, fazendo o meu trabalho, cumprindo

não só a jornada, mas vendo naquelas pessoas um pouquinho de mim, a realidade sofrida do povo brasileiro.

Sou aquele mal remunerado, criticado, desvalorizado, mas aquele que contribui diretamente com os problemas na micro área: é a adolescente que engravidou, a idosa que não quer tomar os medicamentos, a grávida que não fez o pré-natal, as lamentações do não acolhimento nas consultas, o medico que não atenta para a paciente...etc.

Sou aquele que não recebe um salario digno e nunca teve direito de reclamar. Insalubridade? Quantos sonhos já esquecidos por nossa classe desfavorecida! Direito a um plano de saúde para toda minha família...Estabilidade, recursos de trabalho como, balanças, estetoscópios e outros mais.

Passamos a maior parte do tempo adentrando em lares onde promover a saúde existirá mesmo quando o único sistema de saúde realmente funcionar, isso sem falar no principio assegurado pela Constituição, de que todos somos iguais perante a Lei... Mas onde está o nosso Piso Salarial? Somos uma classe que contribui diretamente com a saúde, pois somos nós que conhecemos a realidade das famílias brasileiras, que fazemos o papel não somente de agentes, mas somos participantes de suas aflições e alegrias, muitas vezes até nos fragilizamos com usuários do programa que faleceu ou foi as pressas para emergência...sentindo na pele as dificuldades do sus.!

Somos cobrados constantemente do nosso trabalho, porém não temos estrutura para realizar com perfeição pois os meios são escassos, tem sido uma dificuldade. Além de não termos estabilidade e precisamos visitar mais de cento e cinquenta famílias, sem poder oferecer a elas pelo menos os medicamentos básicos do hipertenso e diabético. O que seria dessa deficiência se não fosse as farmácias populares!

Mas vejamos os problemas: a falta de recursos de trabalho. Nunca podemos agendar para o dentista, falta material. Preventivo nem se fala! Eta coisa difícil! O pior é que a comunidade cobra de nós. Ficamos rotulados de agentes que nunca trabalham! Quer mais? Quem sabe agora com novas medidas vindo do Ministério Publico e o fortalecimento da Portaria de 1.654 os nossos direitos não sejam esquecidos,com um incentivo de um por cento possamos promover com eficiência a saúde de nossas famílias?Hilário!!

E os nossos gestores, o que dizem diante de tal situação? Nunca se direcionaram a nós como profissionais, nunca nos pagaram exatamente como repassa o Ministério da Saúde. E nós, o que somos realmente? Celetistas? Funcionários concursados? Que classe é essa que nem conhece suas origens? Estamos sem direção... É hora de sermos sábios para dar um grito de liberdade e dizer a qualquer um que estamos nessa luta, reivindicando os nossos direitos. O que nos revolta é ver pessoas sem autorização resolvendo da sua maneira os problemas que surgem e sem autonomia e sem consentimento da classe, resolve por si. Ei agentes vamos acordar! mobilização! Deixemos de ser agentes passivos! Quem sabe agora possamos acreditar que as coisas irão mudar... Novo gestor,.. Quem sabe agora vai!!

ARTESGS
Enviado por ARTESGS em 01/06/2013
Reeditado em 02/03/2014
Código do texto: T4320856
Classificação de conteúdo: seguro