O Homem Elástico

Na arte consagrada pelos pés, eles são os únicos que podem usar as mãos. O objetivo é cruel e sempre o mesmo: evitar o gol. Reza a lenda que onde pisam não nasce grama. No universo particular dos goleiros, Toinho foi um gênio debaixo das traves, transformou-se em lenda. Toinho Amâncio foi um goleiro marcante na história do Futebol de Macau. As mãos imensas com os dedos finos faziam defesas elásticas e arrojadas. Era também excelente na reposição de bola. Em certas cobranças de falta, preferia abrir mão da barreira, de modo a ficar cara a cara com o batedor. Não tinha chute de efeito que enganasse Toinho no auge da sua carreira. Era um goleiro praticamente perfeito. Segundo o melhor centroavante de Macau no Matutão de 1961 que era um excelente batedor de pênalti ele era o melhor goleiro daquela época, o melhor que ele já viu jogar, conhecido como “Homem Elástico” um verdadeiro gato dentro do gol. Não se transferiu para os grandes clubes de Natal por que não quis, pois convite é o que não faltavam. Mas consagrou-se na história futebolística de Macau como uma lenda, como o maior de todos os goleiros de nosso futebol amador. No entanto o causo que vou contar é verídico e acredite quem quiser. Conta-se que nesse ano de 1961 aconteceu um jogo pelo Matutão de grande notícia no Rio Grande do Norte, a imprensa toda falou sobre essa tremenda partida entre Macau x Areia Branca e que só pela escalação todos dizia que era um jogo daqueles. Pois bem, chegou o dia do jogo todos estavam muito nervosos e Toinho lá no seu canto tranquilo, como se nada tivessem acontecendo. Os colegas olhavam para ele e nada acontecia com o mesmo. E aquela atitude os deixava cada vez mais nervosos, pois era o jogo do campeonato, praticamente a decisão. Começou o Jogo e no primeiro minuto num belo contra ataque a equipe de areia branca foi logo marcando 1 x 0. E todos se viraram para Toinho reclamando que ele estava fora da partida, desatento, que isso não podia acontecer e aí por diante. Toinho olhou para todos e disse se vocês querem ganhar o jogo é só fazerem dois gols e o resto deixa comigo. Foi dito e feito. O Macau fez dois gols e a partir daquele momento Toinho fechou o gol, não passava nem mosquito naquele gol. No belo ataque do Areia Branca o atacante driblou Badoléu e Zeca Grande e deu por cobertura lá onde dorme a coruja, Toinho numa elasticidade inacreditável foi lá e buscou a bola, caindo com ela agarradinha nos seus braços e a torcida aplaudiu em demasiado, com aquilo nunca visto. E gritavam eh, eh e oh, oh “Homem Elástico é o melhor”. Só sei que foi assim!

Izan Lucena Lucena
Enviado por Izan Lucena Lucena em 01/06/2013
Código do texto: T4320056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.