SANTÍSSIMA TRINDADE:
DEUS-PAI
Salvador- JESUS-FILHO
ESPÍRITO SANTO
 
Hoje é dia da Festa da Santíssima Trindade
Sou católica, mas nunca me explicaram nada. Mas a tudo que via e vivia eu acompanhava com respeito, admiração e surpresas incompreensíveis. Havia belezas e mistérios. O silêncio e o respeito dentro das igrejas foi uma das belas coisas vividas.
 Mistério sempre fez parte da minha vida. Eu nunca soube nada.
Quando tive meus filhos botei-os no Catecismo, pois assim me foi feito. Seria um começo religioso a que eles poderiam dar curso por si só, como eu fiz sem nada me prevenirem. Depois que se vive a vida é que se começa a compreender o que os pais viveram e passaram. Não é fácil educar os filhos, pois nada nos foi ensinado.
Agora que já vivi muitas décadas começo a compreender os mais velhos, os sábios, os filósofos que vão para o alto de uma montanha, os religiosos que levam a vida em monastérios sem contato com os dias humanos, os bons e os puros. E a religião católica.

Então hoje é o dia de comemorar a SANTÍSSIMA TRINDADE. Eu quase nem vou à igreja, mas até que gostaria de ir e entender esta festa.
O que sei e sinto  são as coisas inalcançáveis. Porque tenho FÉ. Quem me ensinou? A vida.
Deus é mistério. É crer ou não crer. Eu creio. Ele é tão grande que é inalcançável pela nossa pequenez da nossa compreensão.
Jesus é Deus nascido como homem. Deus fez acontecer assim para que nós humanos O conhecêssemos. Jesus é Divino, mas como ser humano de carne e ossos fez-Se conhecido de nós humanos  até a sua morte , quando volta a viver e ficar com e ser Deus. Nós ficamos com o ensinamento e compreensão mais ao nosso alcance de nossa pequenez e grandeza humana.
E o Espírito Santo? É o Amor entre Deus e Jesus.  Quem conta  isso, e creio, é São João, e que diz que o Espírito Santo é Amor.
Temos nós capacidade de entender  o que é o Amor de Deus por Seu Filho Jesus?

 _ Temos. Mais entendermos, do que saber a fórmula das coisas.  Em última análise é amar a  SI MESMO.

E este AMOR entre Pai e FILHO é o ESPÍRITO SANTO.

 E são a SANTÍSSIMA TRINDADE.

Gostaria de ter sabido explicar isto para meus filhos na época do catecismo, mas eles também não me perguntaram, e foi bom, porque eu já era assim , mas não sabia que já sabia. E assim a cada um dos três filhos eu dei a liberdade de pensar por si mesmos.
Tudo é revelado por Jesus Cristo quando ele conversa e fala com o Pai. Quando Felipe pediu a Jesus que nos mostrasse o Pai, e Jesus disse:
_ Felipe, quem me vê, vê o Pai.  E Jesus ensina a Rezar o: "Pai Nosso..."
O Espírito Santo é o Espírito da Verdade, algo que não sabemos, está por vir a ser sabido.
Quando Jesus se despede e sobe aos céus (Ascensão)  Ele diz:
"Ide, e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."
 
E meu neto Tomás fará uma aninho agora dia  cinco de junho de 2013 e ainda não foi batizado.
E precisa ser batizado em nome  do Pai, do Filho e do Espírito Santo.